A manutenção geral de todas as praças, parquinhos, academias ao ar livre e áreas de
lazer ao longo de São Sebastião foi reivindicada pelo vereador Daniel Simões na sessão
de Câmara Municipal desta terça-feira, (29). Em outro trabalho, ele abordou sobre o planejamento para o retorno
às aulas presenciais na rede municipal.
A necessidade de melhorias nas pracinhas, parquinhos e em todas as áreas de lazer do
município foi o tema em que o vereador lembrou que,
“algumas praças necessitam de reparos urgentes”.
Segundo Daniel Simões, “haja vista que os parques, áreas de lazer e academias ao ar
livre têm como público alvo crianças e idosos, a falta de manutenção dos mesmos
geram alto risco de periculosidade à integridade física dos supracitados”. Por isso,
questionou “qual o período em que a Prefeitura tem feito manutenção nas áreas citadas
no município”.
O vereador também pediu a possibilidade de o Executivo realizar a manutenção da
iluminação, dos pisos, além de instalação de lixeiras e reforma da estrutura dos
parquinhos das praças e áreas de lazer em toda a extensão do município. Caso positivo,
quer saber quando os serviços poderão ser realizados.
Retorno às aulas
Simões pediu informações ao Executivo sobre o
planejamento do retorno das aulas presenciais na rede municipal. Ele quer saber quais
ações a Secretaria de Educação está adotando para assegurar a volta às aulas no
município com todos os protocolos de segurança exigidos no combate e prevenção à
Covid-19.
O vereador citou a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional
e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que visam assegurar o direito à
aprendizagem e o desenvolvimento pleno a todos os estudantes. Segundo Daniel,
“muitos pais e responsáveis não possuem a didática para ensinar e falta-lhes a
capacidade técnica para compreender se o conteúdo proposto pela escola foi absorvido
pelo aluno de maneira correta”.
Por esse motivo, ele questionou se a Secretaria de Educação pretende elaborar
metodologia e planejamento para suprir a falta dessa compreensão da matéria
proposta, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular. Simões também indagou
sobre quais “medidas serão adotadas para recuperar a defasagem que possa ter
causado aos alunos nessa fase de aulas remotas, principalmente alunos do Ensino
Infantil que estavam em fase de alfabetização.
Outra preocupação apontada é se a Seduc “estuda a possibilidade de aulas em tempo
integral ou reforço escolar no contraturno, para auxiliar e dar suporte aos alunos que
necessitarem”, e se há a “possibilidade de contratação de professores auxiliares de sala
para ajudar alunos que tiverem mais dificuldades, haja vista que agora, nessa
retomada, as salas terão alunos em níveis diferentes de aprendizado”, apontou Daniel Simões.