Eu ouço de muitas pessoas que dizem que não gostam de vendas, que não sabem vender, olha Gê eu faço de tudo, menos ter que vender, no fundo eu odeio vender, mas não tem outro jeito né? Tenho que vender. Quem já ouviu isso também? Acredito que muitos de vocês, queridos leitores, ou já ouviram ou também pensam assim.
Sabe por que você age assim? Provavelmente você teve muito contato com o jeito antigo de fazer vendas, com um jeito que não funciona mais. Só que o seu software já atualizou, mas a ferramenta não. O tempo mudou, mas as ferramentas que você tem, ainda estão desatualizadas. Daí você tenta aplicar uma ferramenta velha, antiga no meio que não se encaixa mais. O seu anjo da guarda avisa: você está pisando na bola, não é por aí, não é desse jeito. Como resolvo isso? Entendendo que além do software que precisa ser atualizado, preciso atualizar também a ferramenta.
Antigamente eu precisava de uma chave de fenda para arrumar um motor. Hoje tenho um computador que arruma o motor.
Uma das formas que enxergo quando uma pessoa está desatualizada, é quando ela diz: Eu não perco venda. Ou seja, a pessoa ainda está presa em um modelo antigo, lá da era industrial. E hoje muitas formas de você fechar uma venda, é não vender. É ser honesto com a pessoa, ouvir a real necessidade dela, e se você não tem a solução, seja transparente e indique pra ela quem tem. Esse é o novo jogo, vender seus valores. Garanto que você ganhou aquela pessoa pra sempre.
É aprender a abrir o coração das pessoas somente com o comando de voz. Eu deixo de vender UMA VEZ para muitas pessoas… Para: Vender VÁRIAS VEZES para poucas pessoas. E uma das soluções para vivenciar a Era do Relacionamento é aplicar a Diferenciação no seu marketing e nas suas vendas.
Marketing e Vendas andam juntos, mesmo sendo coisas diferentes. Porém, existe muita confusão a respeito. Marketing é a comunicação que faço no mercado para despertar desejo nas pessoas, ou seja, gera demanda. Vendas transformam a demanda em faturamento. Não é papel do Marketing apenas fazer vendas. Como também não é papel do setor de Vendas prospectar clientes fazendo Marketing. EIS AQUI A GRANDE CONFUSÃO! Vendas é um processo de reconhecimento e não mais de convencimento.
“O sucesso em vendas e em marketing baseia-se na criação de relacionamentos”, como diz Feargal Quinn. E lembre-se: Quando eu penso em vender para todo mundo, no fundo eu não estou vendendo pra ninguém.