Atualmente, no Litoral Norte, a Educação conta com poucas instituições públicas de ensino em nível superior, são elas o Instituto Federal de São Paulo – IFSP, em Caraguatatuba, a Faculdade de Tecnologia – FATEC em São Sebastião e a Base de Pesquisa do curso de oceanografia da Universidade de São Paulo – USP, em Ubatuba.
Há mais de uma década iniciou-se em Caraguatatuba um movimento envolvendo a comunidade com o objetivo de trazer para a região uma universidade pública que atendesse a demanda local, além de trazer progresso para a região com a criação de empregos diretos e indiretos e desenvolvimento científico.
Tive grata satisfação de ser um dos jovens que, àquela época, iniciou a luta pela Universidade Pública do Litoral Norte de São Paulo, ajudando na organização e coleta de assinaturas em abaixo-assinado, participando de reunião em Brasília com o então Diretor de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação – MEC, Paulo Roberto Wollinger.
A iniciativa, vem dando resultados positivos, visto que atualmente tramita na Câmara Federal dois projetos de Lei para a criação da Universidade Federal do Litoral Norte; são eles: PL nº 1261/2011 e PL nº 884/2011.
Apesar do momento político-administrativo que atravessamos e da forte crise econômica agravada pelo advento da Covid-19, temos expectativas de que os projetos de lei sigam tramitando pelas comissões da Câmara Federal e sejam votados e aprovados para a criação da Universidade Federal do Litoral Norte.
É preciso muito engajamento, em especial, dos governos locais, para que tenhamos, o quanto antes, uma Universidade Pública de Qualidade que complemente a oferta de cursos superiores de excelência já oferecidas pelo IFSP de Caraguatatuba, FATEC de São Sebastião e USP em Ubatuba.
A Educação Superior deve ser uma das políticas públicas prioritárias para os próximos anos, uma vez que com a instalação de universidades, teremos mais qualificação ao nosso povo, empregos e pesquisas, inclusive úteis às administrações locais, no sentido de orientar as demais políticas públicas necessárias ao desenvolvimento do Litoral Norte Paulista.