A Universidade de Taubaté (UNITAU), em parceria com o Comando de Aviação do Exército Brasileiro (CAVEX), está se mobilizando para auxiliar as vítimas da tragédia que atingiu o Rio Grande do Sul. A partir desta semana, a instituição se torna um ponto de coleta de doações. A ação faz parte da Operação Taquari II, que reúne diversos segmentos em solidariedade aos afetados pelo desastre.
As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul nos últimos dias afetaram mais de 360 municípios do estado. Conforme dados do governo estadual, mais de 20 mil pessoas estão em abrigos e cerca de 129.279 mil moradores estão desalojados devido à catástrofe.
Diante da situação, a Universidade de Taubaté decidiu se unir à campanha de ajuda às vítimas da tragédia. A universidade disponibiliza um espaço para a coleta de doações que serão repassadas para as famílias afetadas.
A UNITAU está recebendo doações de alimentos não perecíveis como arroz, feijão, macarrão, leite em pó, etc; agasalhos; itens de higiene pessoal; colchões infláveis; travesseiros; cobertores; galões e garrafas de água potável.
As doações podem ser entregues na Reitoria da UNITAU, das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Iniciativa de alunos
A Liga Acadêmica de Humanidades em Saúde do campus Caraguatatuba também organiza uma campanha de arrecadação de doações para auxiliar as vítimas das fortes chuvas. A campanha, que se inicia, nesta semana e se estende até o final do mês de maio, convida a comunidade a colaborar com a doação de itens de primeira necessidade, como alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, material de limpeza e itens de vestuário. As doações podem ser entregues em uma caixa que está disposta na entrada do campus.
“Essa ajuda, ela tem que vir de todos os modos. Independentemente do que seja, se a gente não estiver lá [presencialmente], pelo menos as nossas ações contribuirão para que outras pessoas se beneficiem dessa nossa ajuda. Não somos médicos formados ainda e falta um bom tempo [para a conclusão do curso], mas o que a gente quer é que as pessoas tenham ciência que, e os futuros médicos daqui [da Universidade de Taubaté], eles têm a ciência de que ser médico é servir a uma população”, finaliza o estudante do 4º semestre de Medicina, Thiago Villela Podadera Costa.
Serviço
Reitoria da UNITAU – Av. Quatro de Março, 432 – Centro, Taubaté – SP
Campus Caraguá – Avenida José Herculano, 1086 – Shopping Serramar – Caraguatatuba-SP
Campus Caraguá – Avenida José Herculano, 1086 – Shopping Serramar – Caraguatatuba-SP