As inscrições para o processo de Residência Médica UNITAU 2026 estão abertas a partir desta terça-feira (19). São 54 vagas disponíveis em nove especialidades.
As inscrições custam R$ 480. A isenção da taxa de inscrição pode ser solicitada até 21 de agosto, por meio de requerimento disponibilizado na página do processo seletivo.
“A residência médica, embora não obrigatória, é considerada o padrão ouro na formação do especialista. Isso permite a ele ter uma desenvoltura numa determinada área mais detalhada e, consequentemente, oferecer uma melhor qualidade de atendimento aos seus pacientes. A residência da UNITAU é um programa que existe há muitos anos, tem a sua regulamentação pelo Conselho Nacional de Residência Médica”, explica o Prof. Dr. Prof. Luiz Carlos Maciel, vice-reitor da UNITAU, médico e docente do curso de Medicina.
A seleção é dividida em duas etapas. A primeira fase é a prova objetiva, que será realizada no dia 26 de outubro. A convocação para a segunda fase está prevista para 5 de novembro, quando inicia a etapa de envio de documentos comprobatórios para análise curricular.
O resultado final será divulgado no dia 10 de fevereiro de 2026. As matrículas têm início no dia seguinte, 11 de fevereiro.
Confira as vagas para Residência Médica
Acesso Direto
Anestesiologia – 5 vagas – 3 anos de duração
Cirurgia Geral – 8 vagas – 3 anos de duração
Clínica Médica – 12 vagas – 2 anos de duração
Obstetrícia e Ginecologia – 8 vagas – 3 anos de duração
Oftalmologia – 2 vagas – 3 anos de duração
Ortopedia e Traumatologia – 8 vagas – 3 anos de duração
Pediatria – 8 vagas – 3 anos de duração
Com Pré-requisito
Urologia (pré-requisito: Cirurgia Geral ou Área Cirúrgica Básica) – 1 vaga – 3 anos de duração
Neonatologia (pré-requisito: Pediatria) – 2 vagas – 2 anos de duração
Experiência prática
Durante o período de Residência na UNITAU, os médicos têm a oportunidade de adquirir experiência prática sob a supervisão de especialistas renomados, aprimorando as habilidades clínicas e desenvolvendo uma compreensão aprofundada da área de atuação escolhida.
“A medicina mudou e os avanços técnicos e diagnósticos surgem com rapidez cada vez maior, tornando a prática médica cada vez mais segmentada. Por isso, torna-se importante fazer uma especialização. A residência médica é considerada a transição do ambiente acadêmico para a prática profissional, permitindo ao médico adquirir a experiência necessária para se tornar um especialista qualificado num mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Para os médicos recém-formados, entender a importância desse processo é essencial para traçar uma carreira de sucesso e fazer a diferença na vida de seus futuros pacientes”, explica o Prof. Dr. Alexandre de Paiva Luciano, vice-coordenador do Comissão de Residência Médica (Coreme) da UNITAU.
A Residência Médica é um diferencial para o currículo do médico especialista. Durante o período de residência, os profissionais têm a oportunidade de adquirir experiência prática sob a supervisão de especialistas renomados, aprimorando as habilidades clínicas e desenvolvendo uma compreensão aprofundada da área de atuação escolhida. Na UNITAU, a residência é realizada em vários equipamentos de saúde da região, como o Hospital Regional do Vale do Paraíba e o Hospital Municipal Universitário de Taubaté.
Aos que desejam continuar investindo na educação continuada após a residência, a Universidade de Taubaté também conta com programas de mestrado e doutorado em Ciências da Saúde.