Por Felipe Riela e Bruna Briti
Em junho, mês em que é comemorado o Dia do Santo Antônio em Caraguatatuba o turismo religioso é uma aposta certa para o setor que aquece a economia e anima a cidade em tempos tão difíceis. A Secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter, informa que o público alvo desse tipo de turismo são pessoas que respeitam e preservam a cultura e história da cidade, “é um nicho relevante, pois muitos lugares estão relacionados ao Santo Antônio” disse. Mas salientou, “com a pandemia o turismo ficou delicado de se desenvolver, não podemos ignorar o momento difícil que atravessamos, então temos que fazer tudo com o máximo de segurança e respeito pela saúde de todos”.
Um bom investimento tem sido o turismo a céu aberto, turismo rural e esportivo que envolve passeios e atividades em lugares mais abertos, ao ar livre e que em Caraguatatuba há bastante. “Estamos apostando nesses nichos, temos lugares lindos para fazer trilhas e caminhadas, as pessoas têm procurado bastante passeios de bike também”, revelou Galter, como estes tipos de turismo sendo uma aposta para o presente e futuro.
Sobre as festividades do 2º semestre tem o Caraguá a Gosto, evento que sempre movimentou a cidade. A secretária informou que diferente do ano passado que aconteceu todo de modo delivery, este ano a novidade é que será permitido 40% da ocupação nos estabelecimentos, mas funcionando também como drive-thru. Outro diferencial do evento é uma nova categoria: a do café que envolve bebidas e sobremesas com o ingrediente.
Tem também o Festival da Tainha, que pode acontecer mas no formato drive-thru, porém até o fechamento da matéria não houve confirmação, apenas a informação de que a o andamento da comunicação entre prefeitura e os pescadores.
A Secretaria de Turismo está toda estruturada com toda a programação das festividades anuais, entretanto é necessário o Estado de São Paulo junto com a Prefeitura afrouxar as medidas protetivas com o controle da pandemia para que tudo dentro do possível volte ao normal. Enquanto isso foi criado o Observatório de Turismo, um trabalho que conta com análises, pesquisas e medições de números que prevê o desenvolvimento da área, bem como observa outros dados como ocupação hoteleira e impacto ambiental.
Está em construção o novo site do turismo www.turismocaragua.br que diferente do anterior funcionará como uma agência de recepção turística. Galter explicou, “através de um cadastro no site o turista já terá a possibilidade de não só conhecer, mas agendar passeios, hotéis, restaurantes e pontos turísticos, além de informações e notícias atualizadas”, finalizou.