A ‘Triade Treinamentos’ chegou em Caraguá em março de 2023 e tem ‘revolucionado’ a inclusão da neurodiversidade! A empresa elabora e ministra em Treinamento e Capacitação para Profissionais da Educação, Saúde, Pais, Cuidadores e Familiares que convivem e atuam com autistas, pessoas com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), deficiência intelectual, síndromes, distúrbios de aprendizagem, entre outros.
A empresa também oferece supervisão e assessoria a escolas e clínicas. Com uma equipe interdisciplinar formada por fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos-analistas do comportamento, assistente social ,neuropsicopedagogos e psicopedagogos, master coach (para desenvolvimento das potencialidades ,…)compondo um quadro de profissionais capacitados e experientes na área. Além disso, a Tríade oferece cursos presenciais e online, bem como atendimento clínico. Um dos objetivos da empresa é preparar jovens para o mercado de trabalho, por meio de cursos e projetos especializados, buscando desenvolver suas habilidades e proporcionar uma carreira de sucesso.
Sim, é uma proposta inovadora no Litoral Norte, oferecer capacitação e treinamento para jovens que buscam se consolidar no mercado de trabalho. E com esta equipe multidisciplinar, a Tríade tem contribuído com o desenvolvimento global de pessoas neurodivergentes no Litoral Norte, além de desenvolver projetos com foco no aprimoramento das habilidades sociais e na inclusão profissional destas pessoas, atuando com um olhar exclusivo para cada paciente, potencializando suas capacidades profissionais marcantes, e visando uma sociedade mais inclusiva e igualitária.
“A inclusão da neurodiversidade no ambiente profissional é uma forma inovadora de se destacar e competir no mercado atualmente. A neurodiversidade refere-se à diversidade do funcionamento cerebral, incluindo condições como autismo, TDAH e dislexia. Essas condições, muitas vezes vistas como desvantagens, também podem ser encaradas como vantagens em diversos contextos”, conta a diretora da Tríade e fonoaudióloga Tatiana Pereira.
E continua: “Pessoas com autismo podem apresentar habilidades avançadas de pensamento lógico e analítico, além de uma capacidade de concentração intensa e atenção aos detalhes. Já pessoas com TDAH podem ser altamente criativas, capazes de trabalhar rapidamente e de forma eficiente em tarefas complexas. Por sua vez, pessoas com dislexia podem ter habilidades excepcionais em áreas como solução de problemas e leitura de nuances”, explica a especialista em ABA (Análise do Comportamento Aplicado), Tatiana Pereira. Então, conclui o raciocínio, “a inclusão da neurodiversidade no local de trabalho é uma estratégia inteligente para empresas que desejam se manter competitivas. Ao valorizar e empregar profissionais com habilidades diferentes, as empresas desenvolvem uma força de trabalho mais diversificada e inovadora”.