Por Drielly Leite
Amplamente discutida nos últimos anos, a travessia da balsa entre os municípios de São Sebastião e Ilhabela enfim será leiloada no segundo semestre deste ano e passará a operar no formato de parceria público-privada (PPP), conforme anunciou o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos.
O projeto de concessão do Sistema de Travessias Hídricas do Estado, que inclui a operação, manutenção e exploração de 14 linhas aquaviárias, terá o edital divulgado neste primeiro semestre do ano, com o investimento estimado de R$ 1,2 bilhão.
Para a travessia do Litoral Norte, estão previstas melhorias na infraestrutura, como a implantação, em São Sebastião, e a reforma, em Ilhabela, do terminal de passageiros; implantação de bicicletários; readequação do sistema viários (bolsão e filas); dentre outros. O projeto também prevê a aquisição de 12 novas embarcações, sendo nove ferryboats e três lanchas, todas com motorização elétrica.
Segundo a Secretaria de Parcerias em Investimentos do Governo, a consulta pública do projeto, que faz parte do Programa de Parceria de Investimentos (PPI-SP), ficou disponível à população entre novembro de 2024 e janeiro de 2025, sendo as audiências realizadas em dezembro passado. “Neste momento, as contribuições colhidas estão em análise e, após verificação técnica, algumas poderão ser incluídas no edital de concessão”, ressaltaram.
Ainda de acordo com o Governo de SP, o objetivo principal do PPI-SP é ampliar as oportunidades de investimento, emprego, desenvolvimento socioeconômico, tecnológico, ambiental e industrial de São Paulo, ao expandir a cooperação entre o poder público e o setor privado.