A 3ª fase do Genfest 2024, que ocorre de 21 a 24 de julho em Aparecida (SP), promete ser uma experiência imersiva e intercultural sem precedentes. Por meio das inovadoras Comunidades Pathways, o evento irá conectar jovens de mais de 50 países em um ambiente propício para a transformação de ideias em ações concretas.
Com o objetivo central de criar uma rede global de colaboradores Pathways, o Genfest tem como intuito inspirar os participantes a se tornarem agentes de mudança em seus próprios países. Ao participarem de workshops, dinâmicas interativas e palestras com especialistas renomados, os jovens terão a oportunidade de desenvolver habilidades, trocar experiências e construir projetos inovadores para enfrentar os desafios globais.
Divididas em oito áreas temáticas, as Comunidades Pathways propiciarão aos jovens participantes um espaço para compartilhar seus talentos e paixões, promovendo mudanças pessoais e coletivas que inspirarão a fraternidade em todas as dimensões da vida humana.Será uma oportunidade única de se conectar com uma comunidade global de jovens engajados para construir um futuro mais justo, solidário e fraterno para todos.
Conheça um pouco sobre os programas de cada Comunidade:
Economia e Trabalho: abordará desde o que é vocação social até novas perspectivas sobre a pobreza por meio da partilha de experiências e troca de ferramentas para dar vida a projetos de sustentabilidade social, microcréditos, ações de impacto em favor dos mais vulneráveis.
Intercultura e Diálogo: uma experiência de laboratório de diálogo e interculturalidade, para repensar e construir caminhos de construção da paz, compromisso humanitário, desenvolvimento e ecologia integral, sendo um espaço vital onde, para além das diferenças, o diálogo gere projetos de cooperação local e mundial.
Paz e Direitos Humanos: trata-se de espaço de diálogo e planejamento com base na análise da realidade atual marcada por notícias de guerras, degradação ambiental, êxodos migratórios, injustiças sociais. Para além desse quadro, a proposta dessa comunidade é apresentar pessoas que se dedicam a construir relações de fraternidade e a criar uma sociedade mais solidária, especialmente no campo do direito e da educação para a paz. Esse será um espaço para troca de ferramentas e conhecimentos tendo em vista implementar projetos de justiça social, paz e direitos humanos.
Saúde, Esporte e Ecologia: percurso em que os participantes redescobrirão juntos o bem-estar integral e suas formas de restaurar a harmonia em si, com os outros e com a natureza. Entre os muitos insights, experiências práticas e projetos, também serão valorizadas as culturas de povos originários como proposta de superação da dicotomia entre corpo e mente.
Arte e Compromisso Social: encontro de música, sociologia, dança, arquitetura e muitas outras expressões artísticas e ligadas à área social cujo objetivo é criar oportunidades para atender a diferentes necessidades da vida do ser humano, sobretudo no âmbito das suas relações sociais, como forma de favorecer a convivência em sociedade.
*Educação e Pesquisa*: disponibilizará um espaço para jovens apaixonados por educação e pesquisa, em que eles poderão se envolver por meio de oficinas, laboratórios e dinâmicas sobre Inteligência Artificial, Pedagogia da Transformação, Liderança em contextos transculturais, Pessoa e Educação como portadora de mudança; com outros momentos juntos para se conhecerem, compartilharem, refletirem e agirem, pensando no presente e no futuro da Educação.
Comunicação e Mídia: espaço voltado para a comunicação como um instrumento de cuidado com a vida: as relações, com os outros, conosco e com o planeta, dando especial atenção à forma como nos conectamos. Temas como comunicação e mundo unido, influenciadores, transformação social e inteligência artificial, por meio de TED talks, dinâmicas participativas, oficinas e espaços de diálogo para olhar a comunicação como instrumento de fraternidade.
Cidadania Ativa e Política: experiência comunitária para debater, trocar ideias, dúvidas e propostas com especialistas, atores, políticos em diferentes níveis, agentes de mudança e voluntários. Uma chance de se conectar a uma rede de pessoas e organizações que buscam ver o mundo de forma global e inclusiva, sendo essa uma experimentação de uma outra forma de fazer política, isto é, uma política mais humana, mais fraterna e mais consciente em relação ao bem comum.
Conheça as outras duas fases do Genfest – A Fase 1 do Genfest, ocorre de 12 a 18 de julho de 2024 em várias cidades do Brasil e da América Latina, oferecendo a oportunidade para cerca de 600 jovens realizarem trabalhos voluntários em mais de 35 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) em parceria com a UniRedes.
A Fase 2 do Genfest ocorre em Aparecida, entre os dias 19 e 21 de julho, e consiste no evento central do festival. Durante esses dias, os jovens terão a oportunidade de apresentar suas experiências em prol da construção de um mundo unido, da paz e da fraternidade universal, por meio de manifestações artísticas, depoimentos e outras dinâmicas.
Serviço – Adesões e novidades do Genfest 2024, basta acessar o site www.genfest.org. Quem desejar fazer uma doação para ajudar jovens a participarem do Genfest, pode contribuir com uma transferência bancária por meio de PIX ou depósito. A chave-PIX é genfest2024@focolares.org.br e depósito bancário pode ser feito no Banco do Brasil (001), agência 3583-1, conta corrente 4448-2, CNPJ: 05.056.796/0001-18, favorecido: MOVIMENTO DOS FOCOLARES MARIAPOLIS GINETTA.