Por Drielly Leite.
Para muitos, trabalhar na internet é um sonho distante, um hobby ou, no máximo, uma renda extra. Para Thaynara Sampaio de Oliveira, mais conhecida como Thay Sampaio, de 30 anos, a vida digital deixou de ser um segundo plano para se tornar sua principal fonte de renda.
Atuando na internet desde 2015, e vivendo 100% do digital desde 2022, a influencer de Caraguatatuba, é a prova de que, sim, é possível prosperar como criadora de conteúdo. Com 22,5 mil seguidores no Instagram, ela é o rosto de diversas marcas conhecidas no Litoral Norte.
No entanto, a jornada de Thay até aqui não foi linear. Antes de se dedicar integralmente à vida de influencer, ela empreendeu no segmento das joias e semijoias, roupas e até mesmo manteve um escritório de préstimos de consignados. Com um pé no empreendedorismo tradicional e outro na publicidade digital, ela relembra que nem sempre conseguia aceitar todos os trabalhos que surgiam por meio da internet, já que precisava se dedicar aos seus empreendimentos e ao Bernardo, seu filho, hoje com 11 anos.
Contudo, após um divórcio, a virada de chave aconteceu, e foi quando ela decidiu focar completamente no digital, transformando o que antes era um trabalho paralelo em sua missão de vida. Entretanto, ela explica que o sucesso não veio por acaso, e que o mercado nem sempre é fácil de lidar, assim como o retorno não vem de imediato. “É possível viver da internet, no entanto, para isso é preciso dedicação, constância e profissionalização”, afirma Thay, que busca constantemente se especializar na área por meio de cursos.
Com abordagem estratégica e muito profissionalismo, ela relata que, o mercado está seguindo para um caminho, onde o influenciador precisa passar credibilidade do produto, e não apenas vender. Por isso, prefere fechar contratos de longo prazo, construindo parcerias sólidas e confiáveis com marcas seletas, para manter a autenticidade com seu público.
Com a missão de “impactar com propósito a vida das pessoas”, ela revela que um dos maiores desafios de sua carreira foi conseguir convencer o mercado local sobre a importância do marketing de influência. “No começo, o maior desafio não foi aparecer na internet, foi mostrar para as empresas que contratar um influenciador não é gasto, é investimento em visibilidade e crescimento da marca”, destaca. Graças à sua persistência, Thay hoje desfruta da oportunidade de poder viver daquilo que um dia foi um sonho e ama fazer.
Com o objetivo de compartilhar sua experiência e impulsionar o mercado de influenciadores no Litoral Norte, ela almeja desenvolver uma consultoria para àqueles que desejam trilhar os seus passos como influencer de sucesso, com a mesma qualidade de cursos oferecidos em São Paulo e outras capitais. Por meio dessa consultoria, ela pretende abordar temas como precificação, negociação de parcerias e estratégias para sair da permuta. E como um “projeto piloto”, ela se prepara para ensinar um futuro “influencer”, ajudando-o a transformar seu perfil em um negócio lucrativo.
“Criar na internet é um processo, e ninguém começa acertando sempre. Errar faz parte da jornada, e é assim que a gente aprende e melhora. O importante é não deixar o medo te travar”, aconselha a influencer aos jovens que desejam seguir essa carreira. Para ela, o segredo é sempre entregar mais do que o combinado com o cliente e, acima de tudo, não deixar sua autenticidade de lado, pois é ela quem cria conexões genuínas com a comunidade que se formou ou formará ao seu redor.
Acesse o Instagram @sampaiothaynara e o Youtube @tacomathay, onde a influencer compartilha episódios reais, leves e inspiradores que mostram os bastidores, aprendizados e desafios da sua rotina como criadora, influenciadora, mãe e mulher multitarefa, na série “Tá com a Thay – Jornada”, lançada em junho deste ano.