A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) dá início ao projeto “Temporada no Maristela” e promove no Auditório Maristela de Oliveira, uma programação cultural de artes cênicas aos finais de semana, sextas, sábados e domingos, com entrada gratuita. Além de ampliar a agenda cultural do município, a ação visa fomentar os grupos locais, oferecer a oportunidade de apresentação seriada e a formação de público e repertório.
Além do desenvolvimento profissional e artístico dos grupos, o projeto traz de volta o objetivo fundante do espaço, a ocupação cultural do Auditório Maristela, com ações artísticas e culturais que reforçam seu papel como equipamento público de cultura, um espaço de fruição artística acessível e conectado às expressões culturais da cidade, vetor do desenvolvimento cultural à medida que valoriza o artista local, democratiza o acesso à cultura e forma plateias.
Na primeira temporada, quatro espetáculos ocupam o Maristela: “O Palhacinho Triste e a Rosa” da Trupe MisturArte, “Zezinho na Palhaçolândia” com O Castelo das Artes, “Jamila e Aurora” com Palhaça Begônia e “Dez de Mim” com Anisha Zevallos.
“É o momento onde cada coletivo participante pode abrir espaço para ouvir as impressões da plateia a respeito dos seus trabalhos a cada final de apresentação, convidar mestres das artes cênicas e colher críticas para o aprimoramento de suas peças teatrais, bem como realizar gravações e registros de imagens das peças para complementar seus portfólios. Além disso o compartilhamento, durante algumas semanas, do mesmo palco, do mesmo sistema de iluminação e dos mesmos camarins, promovem experiências únicas de formação, de convivência e coletividade, a exemplo das produções artísticas que ficam em cartaz nos grandes centros”, enfatiza Adba Cuba, presidente da Fundacc.
O Auditório Maristela de Oliveira (Polo Cultural Profª Eloíza Andrade Antunes de Oliveira), sede da Fundacc, está localizado na Rua Santa Cruz, 396, no Centro de Caraguatatuba.
Confira a programação:
19 e 26/09 | 14h | “O Palhacinho Triste e a Rosa” com Trupe MisturArte – Livre
“O Palhacinho Triste e a Rosa” conta a história de um palhaço chorão, que acredita que as crianças que vão ao circo riem dele por causa de suas palhaçadas e tombos, mas não se importam com os seus sentimentos. A Rosa que se encontra num jardim, o ajuda a entender como é importante fazer os outros felizes e lhe mostra a beleza e a nobreza de sua profissão e a importância da escuta.
No elenco, alunos das Oficinas Culturais do Travessão: Sabrina Tolentino, Bruno Ventura, Brenda Ventura, Gabriela Morales, Rafaela Morales e Evellyn Levie. A Direção é de Michelle Vincentti, espetáculo infantil de Maria Cecília de Oliveira Marques.
20 e 27/09 | 19h | “Zezinho na Palhaçolândia” com O Castelo das Artes – Livre
O espetáculo “Zezinho na Palhaçolândia” conta a história de um menino chamado Zezinho que, após buscar por diversas profissões, descobre que seu verdadeiro sonho é se tornar um palhaço. Durante essa jornada, ele recebe a ajuda das crianças da plateia para tornar esse desejo realidade. Ao longo da peça, o público é apresentado ao universo circense, repleto de malabarismos, palhaçadas e brincadeiras, tornando a experiência envolvente e interativa. Traz também muita diversão e desmistifica a figura do palhaço, mostrando que não há razão para ter medo deles, além de ressaltar que é uma profissão como qualquer outra que exige muita dedicação, mas também tem a alegria e magia da arte durante o ofício.
O espetáculo criado por Henrique Cardim, conta com mais de 10 anos de sucesso e já passou por creches, escolas e equipamentos culturais, sempre levando risadas, ensinamentos e experiência única às crianças.
21 e 28/09 | 16h | “Jamila e Aurora” com Palhaça Begônia – Livre
A palhaça Begônia interpretada por Fernanda Jannuzzelli, conta a história de amizade entre Jamila e sua cachorrinha Aurora. Uma história sobre amizade, saudade, luto e amor, através da narrativa que vai desde a adoção da cachorrinha até o momento da despedida, quando Aurora já está muito velhinha.
Por meio do jogo da palhaçaria, a temática central acerca do luto é apresentada de maneira delicada e leve, de tal forma que as crianças são convidadas a participarem ativamente da história.
O projeto propõe uma narração cênica do livro infantil “Jamila e Aurora”, escrito por Kora Prince e a encenação convida crianças e adultos a refletirem sobre o ciclo da vida e o amor que permanece, mesmo após a partida. Outro ponto importante é o destaque dado à adoção responsável de animais e aos cuidados que eles necessitam ao longo de toda a vida.
3 e 5/10 | 19h | “Dez de Mim” com Anisha Zevallos – 14 anos
“Dez de Mim” fala sobre um corpo dividido em mil versões de si, tentando dar conta de tudo, buscando aprovação e sentido. Em cena, a artista transita com energia e delicadeza entre diferentes estados e figuras. São personagens que surgem e desaparecem diante do público, compondo a trajetória comum e heróica de uma mulher que nasce, brinca, ama, se frustra e renasce.
Em cena, uma mulher tenta ser tudo ao mesmo tempo. O riso, que surge leve, logo revela o peso das máscaras que nos são impostas. O espetáculo se justifica pela urgência de falar de crise. Não como um colapso, mas como possibilidade de recomeço.
Dez de Mim é um espetáculo solo da atriz e arte-educadora Anisha Zevallos, baseado em pesquisas pessoais sobre narrativa, mímica, dança e teatro físico. A trama acompanha uma jovem em busca da realização pessoal e da aprovação alheia – determinada a ser ‘nota 10’ em tudo que faz. Imersa em uma atmosfera psicodélica e divertida, ela conduz o público com humor e carisma por sua jornada.
O projeto nasceu de uma imersão intensa na linguagem da mímica total e do teatro físico. A pesquisa foi orientada por Luis Louis e desenvolvida ao longo de um ano de práticas no estúdio em São Paulo.
Publieditorial – Governo Municipal de Caraguatatuba







