Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realiza em parceria com o Espaço Hartãt, do ceramiscta Carlo Cury, a Roda de conversa com Máyy Koffler “Paleteado – um jeito especial de fazer cerâmica”. O encontro é gratuito e será realizado no dia 20 junho, terça-feira, às 14h30, na Videoteca Lúcio Braun, anexo ao Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC).
Máyy Koffler é artista plástica e ceramista e desenvolve atividade docente, orientando seus alunos em cursos ministrados. Ela também integra a exposição Introspecção de Inverno que será realizada no Espaço Hartãt.
O Paleteado é um método de modelagem manual de cerâmica que utiliza paleta e pedra. A peça é modelada golpeando-se ritmicamente a parede de argila com uma paleta de madeira, uma espécie de raquete pequena e sólida. É uma técnica complexa, que exige uma dedicação disciplinada.
No Brasil, quem tem ensinado a técnica pré-hispânica de fazer cerâmica é Máyy Koffler. Nascida em Assunção, Paraguai, Máyy viveu durante muito tempo no Peru, onde se interessou pela Cerâmica Pré-Hispânica. Durante sua permanência naquele país, a ceramista estudou e investigou as técnicas utilizadas pelo povo do Piura. Consultou bibliotecas e buscou informações históricas junto a arqueólogos e especialistas. A reunião de dados sobre esse tipo de arte possibilitou a Máyy um grande domínio e manejo da paleta e da pedra na produção de suas peças cerâmicas. Da mesma forma, a assimilação do negativo e do positivo como técnicas de decoração lhe permitem a produção de desenhos com motivos pré-colombianos bastante estilizados. Máyy Koffler segue em seus estudos até os dias de hoje.
“As técnicas fizeram florescer em mim uma linguagem expressiva mais contemporânea na arte cerâmica. Hoje, trinta e sete anos mais tarde, combino essas técnicas com diversos tipos de massas como a terracota, porcelana, grés, em diferentes temperaturas que me permitem resultados expressivos de uma riqueza ímpar! Desde então, minha investigação, junto com minha contínua criação, me levam por diferentes caminhos e encontros, onde exponho minha obra cerâmica e também posso transitar pelo caminho do ensinamento da Arte Cerâmica no meu atelier, em diversos órgãos e instituições no Brasil e no Peru”, enfatiza a artista.
Exposição “Introspecção de Inverno”
O Espaço Hartãt Acervo Indígena apresenta a partir do dia 21 de junho, a exposição “Introspecção de Inverno” com peças de culturas do Peru, como réplicas de cerâmicas ancestrais, têxteis e utensílios cerâmicos do cotidiano de comunidades atuais. Traz também peças produzidas pelos artistas Carlo Cury, Máyy Koffler e alunos do projeto ‘Sonoridade Ancestral – Escola’, materiais inspirados nas técnicas cerâmicas pré-hispânicas.
A abertura é na quarta-feira, (21/5) às 9h no Espaço Hartãt, aberto ao público em geral e a visitação é de 22 de maio a 15 de setembro, das 9h às 17h, com entrada gratuita. As visitas devem ser agendadas com Carlo Cury, pelo telefone/WhatsApp (12)981950786.
O Projeto Sonoridade foi realizado via Edital de Fomento a Projetos Estáveis e Iniciantes proposto pelo Conselho Municipal de Política Cultural de Caraguatatuba, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (FUNDACC) e Prefeitura Municipal.
O Espaço Hartãt está localizado na Rua Bartolomeu Bueno da Silva, 1.231, Martim de Sá, em Caraguatatuba.
Fonte: Fundacc