As pessoas que estiverem na Rua da Praia, no Centro de São Sebastião, entre 15h e 22h deste sábado (9/12), e na Praia do Arrastão, entre 10h e 17h de domingo (10/12), poderão apreciar e escolher entre 10 histórias, causos e lendas, contadas com a técnica cênica popularmente brasileira. Este é o Projeto “Teatro Lambe-Lambe com sabor Caiçara” que traz oito apresentações neste mês de dezembro contemplando também a Praça Pôr do Sol, em Boiçucanga, na Costa Sul, entre 14h e 21h do dia 15 (sexta-feira), e a Praia da Cigarras, na Costa Norte, entre 9h e 16h do dia 16 (sábado).
Segundo Henrique Cardim, que realiza o Projeto produzido com recursos do Edital 02/2022 – “Programa de Fomento Cultural de São Sebastião do Fundo Municipal de Cultura”, o “Lambe-Lambe” é o elemento de ligação entre uma arte genuinamente brasileira e a cultura tradicional Caiçara. O artista explica que “nas artes cênicas o Lambe-Lambe é a manipulação de objetos e bonecos dentro de uma pequena caixa e na tradição caiçara está em uma famosa iguaria culinária com mariscos”.
Desta união resultou esta apresentação, em uma estrutura que fica por três horas a disposição do público que irá escolher a história em um cardápio, sentar e se deliciar degustando as narrativas presentes na memória oral caiçara e que não podemos deixar cair no esquecimento. E tudo isso pode ser assistido ao olhar por uma pequena janela, seja na casa de pau a pique, ou na casa Colonial, construídas para serem os palcos desta obra.
“Você é nosso convidado para apreciar e saborear um pouco mais da nossa cultura. A estreia foi em 4 de novembro, em um encontro que me emocionou muito, onde muitos caiçaras estiveram presentes e tivemos a participação especial do Lindomar Nicinho, do Chão Caiçara, com café de garapa, e da Angélica de Souza, do Peixe de Varal, trazendo muito lambe-lambe para que todos pudessem degustar este prato. Essa festança nos energizou para seguirmos pelos bairros compartilhando esta ação”, ressalta Cardim.
O Projeto “Teatro Lambe-Lambe com sabor Caiçara” contou com orientação artística do especialista nesta técnica teatral, Gustavo Guimarães, do grupo Ciclistas Bonequeiros, de São Paulo. Dentre os artistas do litoral, além de Henrique Cardim, também temos Jessyca Biazini na Comunicação, Pamela dos Santos, na contrarregragem, e Rodrigo Pupo, na produção técnica da sonoplastia. Além de Agnes Roberta, como assistente de produção, e Larissa Ferraz, no apoio da identidade visual dos cardápios da circulação.
Mais informações em www.ocastelodasartes.com / www.instagram.com/ocastelodasartes / (12) 98868.2955.
Serviço:
Circulação “Teatro Lambe-Lambe com sabor Caiçara”
Gratuito e Classificação Livre
· 9 de dezembro (sábado), na Rua da Praia – no Calçadão, 2 apresentações: Das 15h às 18h e das 19h às 22h.
· 10 de dezembro (domingo), na Praia do Arrastão, 2 apresentações: Das 10h às 13h e das 14h às 17h.
· 15 de dezembro (sexta-feira), na Praça Pôr do Sol – Boiçucanga, 2 apresentações: Das 14h às 17h e das 18h às 21h.
· 16 de dezembro (sábado), (na Praia da Cigarras), 2 apresentações: Das 9h às 12h e das 13h às 16h.
Mais informações em www.ocastelodasartes.com, www.facebook.com/ocastelodasartes – (12) 98868.2955