O título do Circuito Mundial de Surfe vem, mais uma vez, para o Litoral Norte de São Paulo. Filipe Toledo, de Ubatuba, conquistou o bicampeonato mundial neste sábado, 9, ao vencer o australiano Ethan Ewing na decisão da WSL Finals, na Califórnia.
O atleta nascido em Ubatuba, não deu a menor chance para o rival e venceu as duas primeiras baterias para confirmar seu segundo título consecutivo, já que foi campeão também em 2022 (feito que nem Gabriel Medina conseguiu).
Filipinho dominou a temporada do início do fim, até por isso chegou para o evento decisivo, em Trestles, na Califórnia, com vantagem em relação aos outros candidatos ao título.
No “mata-mata” disputado entre os outros quatro, quem levou a melhor foi Ewing, que fechou a temporada na terceira colocação e, mesmo ainda se recuperando de fraturas nas vértebras da região lombar, se garantiu na decisão ao superar o brasileiro João Chianca, o Chumbinho, e também o norte-americano Griffin Colapinto.
Mas na final, não teve jeito. Na primeira bateria, Ewing e Filipe trocaram boas notas. O brasileiro conseguiu um 9. O australiano pressionou com 8,50 e 8,73, mas um 8,97 garantiu a vitória ao surfista de Ubatuba.
Com isso, ele precisava apenas de mais uma vitória para confirmar seu título. E foi exatamente isso que aconteceu. Em uma disputa com os placares zerados até metade da bateria, Filipinho conseguiu uma onda 5,17 e abriu vantagem na disputa. Após uma troca de notas, ele seguiu na frente e confirmou a vitória e o título com o placar de 14,27 a 12,37.
Logo após sair da água, Filipe falou suas primeiras palavras como bicampeão mundial:
“Estou muito feliz, queria agradecer a Deus, minha família, meu time 77, muito obrigado, sem vocês eu não conseguiria. Papai do céu é maravilhoso, ele honrou com as suas promessas. Foi difícil chegar até aqui hoje e estar positivo, estar confiante. Tive muitos pensamentos ruins, em questão de segurança e se eu ia conseguir ganhar novamente. E Deus me honrou. Então estou muito feliz. Papai do céu é maravilhoso. Acredita!”.