Sabe quando alguém quer aprender algo novo e tenta consumir a maior quantidade de informações que pode a respeito daquele assunto? Acontece que, comumente, chega um momento em que a pessoa não consegue assimilar tanto conteúdo. Muitos empreendedores novatos acabam cometendo esse erro, perdem o foco e não conseguem executar ações práticas. É a chamada Síndrome de Overdose de Informações, que pode acometer qualquer pessoa exposta diariamente a “toneladas de bits” por todos os meios de comunicação on e off-line existentes.
O engenheiro eletrônico do ITA e mentor empresarial, Luis Namura, explica que nossa mente tenta processar todas essas informações e acomodá-las em “caixinhas” preestabelecidas, os nichos de memória que fazem sentido lógico para poder compreendê-las e posteriormente acessá-las para uso em situações específicas.
“Entretanto é importante deixar claro que esse acúmulo de informação por vezes excede nossa capacidade de absorção, causando stress e, por vezes, burnout, que é quando o cérebro pede socorro por não mais suportar esse excesso”, ressalta o especialista.
No caso dos empreendedores especificamente, muitos tentam a todo custo absorver uma grande quantidade de informações para aplicarem em seus negócios. Namura orienta como organizar esse excesso de conteúdo sem comprometer a performance:
“Está na essência do empreendedorismo adaptar-se às mudanças constantes de cenário que ocorrem a cada dia de forma mais frequente e imprevisível. Disto decorre que, para dar conta dessas mudanças, é necessário desenvolver muitas novas habilidades e adquirir conhecimentos. Para não se perder ao longo do caminho, o empresário deve colocar esse aprendizado em prática, pois somente assim o cérebro se sente confortável, o líder se sente em paz pelo domínio que detém e se sente seguro para utilizá-lo a seu favor”, pondera Namura.
O mentor aconselha ainda a ter bastante disciplina para que a pessoa não se perca no tsunami de informações que, hoje, bombardeiam a mente: “Escolha um tema relevante e prioritário para você, estude e pratique o conhecimento adquirido e após o haver consolidado em sua mente e sua rotina, parta para novos desafios; não tente assimilar inúmeras informações sobre temas distintos ao mesmo tempo, pois isso lhe causará confusão mental e sobrecarga emocional”, completa.
A Síndrome de Overdose de Informações, caracterizada pela infinidade de cursos, dicas e conteúdos disponíveis, pode gerar a sensação de que cada pequena ação individual é insignificante, levando à procrastinação ou paralisia. O efeito “gota no oceano” reforça essa sensação, pois o empreendedor pode sentir que suas ações não farão diferença no resultado final, especialmente quando confrontado com a vastidão de um mercado ou a complexidade de um problema. Luis Namura detalha as consequências desse “tsunami” de informações a médio e longo prazo:
“A sensação de que quanto mais estudo, mais tenho que aprender e que nunca é suficiente o que sei para resolver os problemas que surgem dia a dia é comum devido à enormidade de informações disponíveis; assim, há o risco concreto de você se sentir frustrado com as ações que toma no dia a dia, parecem não trazer todos os benefícios que dela você espera, porém observe como você estava 5 anos atrás e como está hoje, devido aos aprendizados que adquiriu e pôs em prática. O somatório de todas as “pequenas ações” levam você a uma melhoria constante, o que na cultura japonesa é definida como Kaizen, e que ao cabo do tempo geram grandes transformações e progresso. Portanto, perseverança e resiliência são dois atributos importantes que você deve desenvolver para alcançar o sucesso que pretende obter”, explica o mentor.
Namura dá dicas valiosas que podem ser incorporadas ao dia a dia para driblar essa situação muitas vezes desconfortável:
- Priorizar suas atividades: importantes x urgentes
- Adquirir um determinado conhecimento por vez
- Por em prática os novos conhecimentos adquiridos
- Desenvolver sua persistência e resistência
Ele finaliza a contextualização dessa temática com uma provocação que costuma deixar em suas mentorias: “O covarde nunca começa, o perdedor nunca termina e o vencedor nunca desiste”.
E para quem deseja conhecer mais sobre a filosofia Kaizen aplicada aos negócios, está imperdível o episódio 56 da terceira temporada do podcast “Cérebro do Namura”, disponível neste LINK em seu canal no YouTube.