A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Departamento de Trânsito da Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR), iniciou nesta segunda-feira (6), uma série de ações alusivas ao Maio Amarelo, quando é feita uma campanha mais intensiva pela paz no trânsito. São palestras, blitz, simulados e até lançamentos de vídeos informativos para demonstrar a importância de ser cuidadoso. Não importa se é motorista, motociclista, ciclista ou pedestre.
Para se ter uma ideia, Dados do Departamento de Trânsito e do Infosiga mostram que de janeiro a abril deste ano apontam que a ocorrência de 182 acidentes nas vias de São Sebastião, dos quais oito foram fatais. Dessas mortes, cinco foram com envolvimento de motocicleta e um com pedestre, um com bicicleta e um com automóvel.
Para reduzir esses números, a campanha será intensa no mês de maio. Assim, já na manhã de segunda-feira, agentes do Departamento de Trânsito realizam uma blitz educação com a distribuição de panfletos na Avenida Guarda Mor Lobo Viana, no Centro. A ideia é conscientizar o motorista sobre a pressa no trânsito e suas consequências. Na mesma data haverá lançamento de vídeos educativos também com a mesma proposta.
“É importante que os usuários de veículos entendam que o abuso tem suas consequências não só para ele como para terceiros”, explica Adriano Nogueira, diretor de Trânsito de São Sebastião.
Na terça-feira, a educação no trânsito chega ao bairro Canto do Mar, onde os agentes de trânsito e aspirantes da Guarda Mirim fazem uma panfletagem próximo à Rodovia Manoel Hyppolito do Rego (SP-55). No trecho, há risco porque ele é dividido entre usuários de carros, motocicletas, bicicletas e pedestres. “Descer da bicicleta para atravessar na faixa é obrigação do ciclista, mas muitos ainda insistem em atravessar montado no bike”, alerta Nogueira.
Uma ação que vem dado repercussão há alguns anos é o simulado de acidente que costuma ser realizado na Avenida Guarda Mor. Desta vez, ele acontece na quarta-feira (8), a partir das 9h, e conta com a participação, além dos agentes de trânsito, com a Polícia Municipal, Polícia Rodoviária, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Mirim e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
As equipes treinam o tempo de resposta a um atendimento e, ao mesmo tempo, as cenas realistas de um acidente chamam a atenção de quem passa pelo local. Neste ano, ainda haverá a participação dos funcionários da funerário Campo Vale.
Este simulado também será realizado em Boiçucanga, no dia 16 de maio, a partir das 10h. No local, também haverá a entrega de panfletos educativos.
Até o dia 29 de maio, o Departamento de Trânsito de São Sebastião ainda realiza palestras educativas para estudantes e trabalhadores de empresas de transporte.