Por Redação.
O prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, assinou, na última sexta-feira (5), o projeto de lei que cria os cargos de meteorologista e geólogo na prefeitura. O anúncio ocorreu durante o evento de entregas da revitalização da base da Defesa Civil, viaturas e equipamentos. O documento será encaminhado para votação na Câmara e, posteriormente, será aberto concurso para o preenchimento das vagas.
Este é um pedido antigo do órgão, especialmente com os eventos de mudanças climáticas que ocorrem no mundo. Hoje, o município recebe boletins meteorológicos da Defesa Civil do Estado e outros institutos, mas o pedido é para a presença de profissional no quadro da Defesa Civil da cidade. Além disso, a contratação de geólogos permitirá maior autonomia no mapeamento e avaliação de áreas de risco.
Durante a entrega da revitalização, os presentes elogiaram a atuação da Defesa Civil, considerada exemplo para outras cidades, pela dedicação dos agentes e acolhimento à população. O deputado estadual Rafael Telhada, o Capitão Telhada, autor das emendas para a entrega das viaturas e outros equipamentos, lembrou quando esteve em São Sebastião, pela primeira vez, com um mês de mandato e vivenciou a catástrofe de 19 de fevereiro de 2023.
O secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Henguel Ricardo Pereira, também enfatizou o trabalho do órgão, hoje presente nos 645 municípios paulistas. A cerimônia contou ainda com representantes das Defesas Civis de Caraguatatuba e Ubatuba, do vice-prefeito de Caraguatatuba, Sergio Braz, da Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar), Polícia Militar, vereadores, entre outros.
Com a revitalização da base, que funciona no local desde 2010, houve ampliação e readequação de espaços como almoxarifado, setor administrativo, cozinha, banheiros, vestiários, alojamento, sala técnica para Engenharia, sala multiuso para treinamentos e reuniões, além da cobertura para viaturas. Além disso, a Defesa Civil recebeu uma viatura 4×4 Mitsubishi L200 e uma Fiat Strada, uma bomba de combate a incêndio de 600 litros e outra de 400 litros, 10 rádios comunicadores, nove motosserras, seis sopradores, seis geradores, seis torres de iluminação e cinco tendas.