A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), intensificou a coleta de lixo no município para atender a demanda da temporada de verão, principalmente durante o Carnaval, período de grande circulação de pessoas.
Com esse aumento populacional, o número de lixo produzido é ampliado e, se não descartado ou recolhido corretamente, pode causar transtornos como poluição das águas e do solo, entupimento de bueiros e bocas de lobo, e comprometimento da eficiência da drenagem de águas pluviais (o que, em caso de fortes chuvas, gera alagamento e enchente).
O município gera, em média, de 120 a 140 toneladas de resíduos sólidos urbanos na baixa temporada e volumes que podem se aproximar de 200 toneladas na alta temporada, incluindo resíduos domésticos, varrição e limpeza de vias e praças, entre outros.
Para atender a demanda, a SESEP criou um cronograma reforçado de coleta de lixo orgânico e de coleta seletiva, em funcionamento desde dezembro de 2021, com a aquisição de mais de 20 caminhões compactadores, trator para áreas de difícil acesso, carretas, caminhões roll-on-off (transporte de diversos tipos de cargas), maquinário em geral, e 50 colaboradores entre motoristas, coletores, varredores de praia e operadores de máquinas.
De acordo com a SESEP, as equipes da Prefeitura trabalharam diariamente para que a cidade permaneça limpa para os munícipes e turistas. Além de contar com o aumento na frota, que facilita o planejamento de coleta diária, as sete Regionais estão se empenhando para garantir o serviço à população e assegurar a manutenção das praias, ruas e áreas públicas.