A Sabesp enviou nesta terça (21), o primeiro carregamento com alimentos, roupas, produtos de higiene e limpeza para as famílias vítimas das chuvas que caíram sobre o Litoral Norte de São Paulo. Só em alimentos foram arrecadados mais de 1,4 tonelada. As doações seguem em caminhões da Companhia para o centro de distribuição localizado na cidade de São Sebastião, município com o maior número de vítimas. De lá, serão distribuídos também para os municípios de Bertioga, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba. A distribuição em cada cidade está sendo feita com o apoio da Defesa Civil e pelo Fundo Social de Solidariedade do Governo do Estado.
Em outra frente emergencial, a Sabesp entregou mais de 100 mil copos de águas para as famílias desses municípios, entre sábado e o dia de hoje (21).
“Desde a madrugada de sábado, a Sabesp está atuando, com todos os funcionários disponíveis, em várias frentes: manutenção das redes de água e esgoto, recuperação das áreas afetadas e continuação do atendimento à população da região. Além desse trabalho técnico específico, a Companhia implantou este programa emergencial de apoio às famílias atingidas por essa catástrofe”, afirmou o diretor-presidente da Sabesp, André Salcedo.
Para receber, separar, embalar, colocar em caixas e transportar as doações recebidas, a Sabesp contou com mais de 15 funcionários trabalhando dia e noite para que ação de solidariedade seja bem-sucedida e levada com rapidez. Os itens foram acomodados em 500 caixas e serão destinados por caminhão para o Centro de Distribuição em São Sebastião.
Em São Paulo, para participar da campanha, basta levar mantimentos e produtos para um dos locais descritos abaixo:
- Ponte Pequena: Avenida Santos Dumont, 555 – São Paulo | Selma Sakamoto Galeão (CHD), fone (11) 94216-8365
No interior e litoral
- Unidade de Negócio Capivari-Jundiaí – Estrada Municipal João Bernardo Filho, 120 – Bairro da Ponte – Itatiba | Maurílio Arrais de Brito (RJA), fone (11) 98685-7804
- Unidade de Negócio Vale do Paraíba – Avenida Heitor Villa Lobos, 1.229 – Vila Ema – São José dos Campos | Rose Mota (RVA), fone (12) 3947-1539
- Agência Sabesp Caraguatatuba – Avenida Doutor Arthur Costa Filho, 131 (frente) e Avenida São Paulo, 433 (fundos) – Centro
- Agência Sabesp Ubatuba – Avenida Marginal Jundiaquara, 50 – Itaguá (paralela à Rodovia Mario Covas)
- Agência Sabesp Ilhabela – Rua Espirito Santo, 97 – Barra Velha
- Ginásio de Esportes Gringão (próximo à agência Sabesp) – Rua Emídio Orselli, 333 – Varadouro – São Sebastião
- Agências de Atendimento da Sabesp do Vale do Ribeira (abertas para recebimento das doações a partir de 22/2)
- Agência Sabesp Avaré – Rua Anacleto Pires, 1.655 – Vila Três Marias (recebimento das doações a partir de 22/2)
- Agência Sabesp Itapetininga – Rua Dr. Virgílio de Rezende, 1.097 – Centro (recebimento das doações a partir de 22/2)
- Agência Sabesp Itapeva – Rua Mario Prandini, 1.021 Centro (recebimento das doações a partir de 22/2)
- Unidade de Negócio Médio Tietê – Rua Doutor Costa Leite, 2.000 – Vila Nogueira – Botucatu | Sandro (14) 98117-7717, Marcelo (14) 98116-6718, Luciano (14) 99718-8685 e Olga (14) 3811-8257
- Unidade de Negócio Baixo Tietê e Grande – Rua Tenente Florêncio Pupo Netto, 300, Bloco 4 – Jardim Americano – Lins
- Unidade de Negócio Baixo Tietê e Grande – Rua São Pedro, 123 – Lins
- Unidade de Negócio Baixo Tietê e Grande – Avenida da Saudade, 655 – Fernandópolis
- Unidade de Negócio Baixo Tietê e Grande – Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 631 – Monte Alto
- Unidade de Negócio Baixo Tietê e Grande – Praça das Bandeiras, s/n – Novo Horizonte
- Unidade de Negócio Baixo Tietê e Grande – Avenida Francisco Jalles, 3.109 – Jales
Sistemas de abastecimento de água
Sabesp recuperou os sistemas de água em todos os municípios do Litoral Norte atendidos pela Companhia. São eles: São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba, Caraguatatuba e Bertioga.
De acordo com as equipes técnica, os serviços foram restabelecidos inclusive em Boiçucanga, em São Sebastião, um dos bairros mais atingidos, e que está com o abastecimento retornando de forma gradual aos 3,5 mil imóveis do local.
A Sabesp continua na região ampliando o atendimento direto aos moradores e também dando assistência com distribuição de copos de água, doações de mantimentos e fornecimento de caminhões-tanque – mesmo em bairros não atendidos pela Companhia como Camburi, Camburizinho, Baleia e Sahy.
Ainda que os sistemas estejam recuperados, a Sabesp continua com o alerta para uso consciente da água por toda a população.
Fonte: Sabesp