As obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário do bairro Camburi, em São Sebastião, seguem em ritmo acelerado. Com um investimento total de quase R$ 152 milhões, o projeto beneficiará cerca de 32 mil pessoas (entre moradores e turistas) nos bairros Camburi e Camburizinho com coleta e tratamento de esgoto. Também vai contribuir para a melhoria na qualidade das praias.
A iniciativa prevê a instalação de mais de 42 quilômetros de redes coletoras, 2.916 novas ligações de esgoto, 13 estações elevatórias (de bombeamento) e uma Estação de Tratamento de Esgotos. “Estamos trabalhando para garantir que a região de Camburi e Camburizinho tenha uma infraestrutura de saneamento que beneficie a saúde pública e impulsione o desenvolvimento sustentável da região”, ressalta Wellington Pereira da Silva, gerente de projetos regionais do Litoral Norte.
A conclusão dessas obras trará benefícios imediatos e significativos para a qualidade de vida da população local, impactando positivamente a saúde pública e o meio ambiente. A ampliação e modernização do sistema de esgotamento sanitário contribuirá para a despoluição das praias e rios da região, reafirmando o compromisso da Sabesp com a sustentabilidade e a satisfação de seus clientes.
Atualmente, a Sabesp opera em quatro frentes de trabalho simultâneas em Camburi, com equipes atuando de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Para garantir a segurança dos trabalhadores e a agilidade dos serviços, algumas interdições no trânsito serão necessárias. A Companhia pede a compreensão e colaboração da população.
Confira os detalhes das frentes de trabalho:
Rua Reginaldo Flávio Corrêa e Rua Papoula: os trabalhos de assentamento de redes coletoras nessas vias têm previsão de interdição de 90 dias.
Alameda Patriarca Antônio José Marques (lado da praia): o bloqueio parcial, no sentido Pátio Camburi em direção à ponte, começou na última segunda-feira (28) e deve durar 90 dias. A obra inclui o assentamento de redes coletoras.
Rua Teresina: a rua está com bloqueio total para a circulação de veículos desde terça-feira (29), com previsão de conclusão dos serviços em 60 dias. Somente pedestres poderão circular pelo local. Nesta frente, a Sabesp realiza o assentamento de redes coletoras e ramais das ligações domiciliares.
Alameda Patriarca Antônio José Marques (reposição de pavimento): bloqueios parciais e pontuais ocorrerão no lado esquerdo da via, no sentido subida da Praia da Baleia, para a reposição do pavimento. O trânsito seguirá fluindo normalmente e os serviços devem ser concluídos em 60 dias.
Monica Riccitelli, gerente regional da Sabesp no Litoral Norte, ressalta o foco da Companhia na universalização do saneamento. “Nosso compromisso é levar saneamento básico de qualidade para todos. As obras em Camburi e Camburizinho são um exemplo do empenho da Sabesp em universalizar esses serviços essenciais, garantindo mais saúde, dignidade e desenvolvimento sustentável para as comunidades do Litoral Norte.”
Os moradores podem tirar dúvidas diretamente com a equipe de comunicação alocada na Central de Atendimento Camburi, localizada na Avenida Marginal S/N ao lado do 1055 (ou do Clube Mentari). As informações com a empresa contratada também podem ser solicitadas pelo telefone (11) 99985-2113 (ligação gratuita).
Sobre a Sabesp
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) é responsável pelo fornecimento de água e pela coleta e tratamento de esgoto em 377 municípios paulistas e atende 28 milhões de habitantes. É uma das maiores empresas de saneamento ambiental do mundo e a maior do Brasil. A Nova Sabesp vai avançar cinco décadas em cinco anos, ampliando o acesso à água potável e ao saneamento básico para milhões de pessoas. Seu compromisso é antecipar em quatro anos as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento, com isso, planeja proporcionar dignidade, saúde e desenvolvimento sustentável para milhões de brasileiros enquanto preserva os recursos naturais para as futuras gerações.