O segundo dia do 4º Empreenda Caraguatatuba foi um sucesso entre os expositores e visitantes. A grande estrela da quinta-feira (27) foram as esperadas rodadas de negócio entre empresas e expositores. Mais de 100 empreendedores estiveram reunidos ao longo do dia, em busca de parcerias e negócios. Somando os dois dias, a feira movimentou cerca de R$ 5 milhões, entre parcerias, fechamento de contrato e vendas. Mais de 4 mil pessoas já passaram pela Praça da Cultura.
Além dos encontros entre empresários, o segundo dia de feira foi contemplada com três palestras de assuntos diversos, como forma de orientar e abrir horizontes dos participantes.
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, destacou mais um dia de evento. “Caraguá vive um mar de oportunidades e é uma alegria poder ver e sentir os empreendedores se confraternizando e conquistando novos rumos para sua empresa e negócio. Esse é o objetivo da feira: aproximar os empreendedores de seus públicos, contribuindo com o crescimento de Caraguatatuba”, pontua.
Aguilar Junior enalteceu na rodada de negócios, que o Empretec faz toda diferença na vida dos empresários. “Ser um Empretec é dar o primeiro passo para uma jornada de sucesso e encontrar o empreendedor que está dentro de cada um”, disse.
Além disso, ele anunciou que ainda este ano será aberta uma turma do curso Empretec para as mulheres empreendedoras.
A Praça do Sino, atração no qual os expositores utilizam para anunciar seus negócios fechados durante a feira, tocou 120 vezes nos dois dias.
Priscila Tanihara, especialista do Sebrae, ministrou a primeira palestra com o tema “Inovação para os pequenos negócios”, desmistificando mitos e simplificando ações.
Na sequência, Lívia Torres liderou a palestra sobre “Dicas para melhor aproveitar a alta temporada”, com sugestões fáceis para já serem aplicadas e outras que podem ser executadas no próximo ano. Por fim, aproveitando o clima da Copa do Mundo, Natália Sirobaba apresentou as oportunidades para bares, quiosques e restaurantes durante os jogos que se aproximam.
Pollyana Moreira, de 25 anos, moradora de Caraguatatuba, participou das duas primeiras palestras. “São assuntos que vemos diariamente e que encontramos dificuldades em saber o que fazer e como prosseguir. Passarei algumas dicas em meu trabalho e sei que iremos ter bons frutos”, disse.
Leandro Armani, da Techinove Solar, comenta que os dois primeiros dias foram surpreendentes, gerando quase meio milhão em negócios. “Minha demanda foi gigante, ganhei em dois dias da feira o que não consegui em um ano na minha empresa. Fui tão pego de surpresa que precisei contratar formandos do curso da Prefeitura em parceria com o Senai de sistemas fotovoltaico”, explica.