Por Drielly Leite
Nascida em São José dos Campos e criada em Caraguatatuba desde os 9 anos, Betina Serrão apresenta um trabalho ímpar com suas bolsas e decorativos personalizados feitos com corda a partir de técnicas utilizadas por artesãos do Oriente Médio. Ela está lançando uma linha infantil de decoração de quarto, novidade para 2024.
Formada em Técnica de Enfermagem, Betina viu sua vida dar uma guinada completa ao descobrir na arte uma maneira de curar-se de um casamento que não deu certo e de um passado depressivo, síndrome de bournout e muita luta para encontrar o caminho da cura, sempre amparada por sua família e sua fé.
Ela conta que sua vida virou de ponta cabeça após abandonar seus plantões de 24h na enfermagem para tratar sua depressão. Nessa época, Betina estava afundada em dívidas com seu quadro de saúde piorando cada vez mais. E com a ajuda de familiares, da terapia e da igreja, que para ela sempre foi imprescindível dado seu passado, dos 18 aos 28 anos, como freira em uma denominação franciscana chamada ‘Filhas da Pobreza do Santíssimo Sacramento’, ela teve forças para se reerguer.
Na época em que esteve sem trabalhar, buscou auxílio na produção de lindas bonecas russas de alto padrão, personalizadas à gosto do cliente, após um curso que fez. No entanto, a produção das bonecas era demorada e por isso não era uma fonte rentável para se sustentar. Após seis meses trabalhando com as bonecas, descobriu, na internet, um curso de cordas, para a produção de cestos e cachepôs, e foi amor à primeira vista. Em seguida, fez workshop gratuito, depois investiu em um curso pago com uma renomada artesã.
Na internet, encontrou inspiração para ampliar seus trabalhos, indo das cestarias às bolsas, no qual descobriu sua verdadeira paixão. Experimentando e se especializando em técnicas utilizadas em países do Oriente Médio, produz belas bolsas, que hoje são vendidas nas lojas parceiras: Casa Mundo e Capim Dourado em Caraguatatuba, Elegância Modas em São Sebastião, e a Fluir, na Lagoinha em Ubatuba.
“O que eu mais amo no trabalho com as bolsas é a criatividade, porque minha intenção é dar exclusividade para cada peça, ou seja, pessoas únicas merecem peças únicas”, declarou Betina.
Com a marca ‘Studio Betina Serrão’, a artesã ganha cada vez mais espaço com seu belo trabalho, chegando a atender lojas do Vale do Paraíba com suas peças decorativas únicas. Betina sim, é uma mulher de fibra, prova viva de que é possível reinventar-se e ter sucesso fazendo o que ama, independente das dificuldades que possam aparecer pelo caminho.