Um dos principais palcos de eventos do Qualifying Series (QS) no Litoral Norte, São Sebastião vai receber pela 12ª vez, na Praia de Maresias, entre os dias 22 e 27 de abril, a etapa do QS, divisão de acesso para o Challenger Series, que garantirá 6000 pontos para o ranking sul-americano da World Surf League (WSL), tanto para o masculino quanto para o feminino.
O evento conta com apoio da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (Seesp) e Turismo (Setur), além de ter patrocínio oficial do Banco do Brasil.
O prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, afirma que é motivo de orgulho receber o evento. “Nossa cidade, que tem no mar e nas ondas uma de suas maiores riquezas, se consolida cada vez mais como um dos principais polos do surfe mundial. Esse evento não só movimenta o esporte, revelando novos talentos e trazendo atletas de alto nível, como também impulsiona o turismo e a economia local, beneficiando nossos comerciantes, empreendedores e toda a comunidade. Queremos que todos sintam-se bem-vindos e aproveitem essa grande celebração do surfe no município”, complementou o prefeito.
A gestão da WSL promete que esse será o maior evento de surfe já realizado no estado de São Paulo. A liga quer aproveitar o momento para fazer história, envolvendo o público – tanto da região, como os turistas – com o intuito de promover a modalidade e oferecer diversas ações de entretenimento, em Maresias.
Além da qualidade técnica das disputas e das estrelas do surfe mundial, uma das atrações do evento é a Esquadrilha Ceu, que fará uma apresentação, prevista inicialmente para o sábado (26/4). Fundada em 2011, a companhia é uma entidade civil formada por ex-pilotos de caça da Força Aérea Brasileira (FAB), com mais de 25 mil horas de voos acumuladas e costuma realizar apresentações que envolvem o público.
“Queremos unir a tradição e a identificação que Maresias já possui no surfe, com a ideia de proporcionar para toda a cidade e seus visitantes um evento memorável. Por isso, estamos preparando ações com o intuito de garantir que todas as famílias tenham acesso a um grande espetáculo que envolva a disseminação do surfe e, claro, opções de lazer e entretenimento”, afirma Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina.
Antes disso, a ideia é usar bem a semana disponível e a janela do evento para que as pessoas possam fazer uma clínica de ‘altinha’, a fim de desenvolver suas habilidades com a bola nos pés. Para os mais confiantes, haverá também no sábado (26/4) um Campeonato de Altinha que deve reunir diversas equipes tanto locais quanto de cidades vizinhas.
A música também vai rolar solta no QS6000 de Maresias. A WSL disponibilizará um DJ na terça (22/4) e na quarta (23/4), além de promover luaus tanto na quinta (24/4) como na sexta (25/4). Outras atrações, ainda serão reveladas até a realização do megaevento.
Tradição no surfe e resultados dos últimos anos
Com essa 12ª etapa, São Sebastião se tornou a cidade do litoral paulista que mais vezes recebeu a competição e superou as dez realizadas em Ubatuba, oito no Guarujá e uma na Praia da Grama, em Itupeva. Essa será a 31ª etapa no Estado de São Paulo.
Vale lembrar que nomes que atualmente brilham na elite da WSL já tiveram a oportunidade de competir e vencer em São Sebastião, casos de Ian Gouveia (2023), Yago Dora (2018), Deivid Silva (2017), Miguel Pupo (2015) e Filipe Toledo (2014).
Já em relação à disputa feminina, que passou a ocorrer a partir de 2023, as vencedoras foram a brasileira Laura Raupp, de Santa Catarina, e a peruana Arena Rodriguez Vargas.
O evento de São Sebastião terá transmissão ao vivo pelo worldsurfleague.com, no app da WSL e nos canais oficiais da organização no YouTube.
Campeões do WSL Qualifying Series em São Sebastião
2024: Sunny Pires (RJ) e Laura Raupp (SC) no Circuito Banco do Brasil de Surfe em São Sebastião
2023: Ian Gouveia (PE) e Arena Rodriguez Vargas (PER) no Circuito Banco do Brasil de Surfe em São Sebastião
2018: Yago Dora (SC) no Red Nose São Sebastião Pro
2017: Deivid Silva (SP) no Hang Loose São Sebastião Pro
2015: Miguel Pupo (SP) no Oi HD São Paulo Open of Surfing
2014: Filipe Toledo (SP) no O´Neill SP Prime
2010: Caetano Vargas (SC) no SuperSurf International
2005: Pedro Henrique (RJ) no Reef Classic 2005
2000: Crhistiano Spirro (BA) no Hang Loose Pro Contest
1999: Peterson Rosa (PR) no Hang Loose Pro Contest
1993: Renan Rocha (SP) no Sea Club Final Heat