Por Drielly Leite
Você que está ansioso, vivenciando indecisões, términos de ciclos, lutos, separação, conflitos permanentes nos relacionamentos interpessoais e problemas que não consegue solucionar sozinho, o trabalho de uma psicóloga experiente poderá te auxiliar no processo de autoconhecimento de forma a lhe preparar para fazer escolhas mais assertivas e viver com mais qualidade de vida.
Psicóloga especialista em Psicanálise Clínica e palestrante, a Dra. Priscila Moura traz inovação para Caraguatatuba com seu atendimento diferenciado e técnicas promissoras, ao promover mecanismos de compreensão profunda da mente humana e dos problemas emocionais aos seus pacientes.
De acordo com a Dra., verbalizar e ouvir sobre os próprios pensamentos e sentimentos é um modelo aceito mundialmente como meio de buscar o autoconhecimento, amenizar o sofrimento psíquico e agir em prol da alteração de padrões comportamentais. Ela destaca que desabafar com alguém de confiança como um familiar ou amigo pode representar um alívio enorme, porém, esse desabafo é muito diferente da escuta especializa da e das técnicas que um psicólogo oferece aos seus pacientes, pois é treinado para tratar a mente humana.
“Ao contrário do que muita gente pensa, não é necessário ter o diagnóstico de uma doença mental para contar com a ajuda de um psicólogo. A psicoterapia pode trazer benefícios para todas as pessoas que estejam passando por um momento de insatisfação, dificuldade de lidar com um relacionamento amoroso, familiar ou profissional, que tenha necessidade de aumentar o autoconhecimento ou que busque melhorar a saúde mental”, relatou.
Graduada em Psicologia pela Universidade de Taubaté (UNITAU), entre 2006 e 2011, a Dra. Priscila Moura especializou-se durante 3 anos em Psicanálise Clínica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), período descrito por ela como uma “experiência magnífica” ao qual considera um divisor de águas em sua carreira profissional. Na constante busca por renovação e informação, tendo feito vários cursos no segmento da psicologia, que lhe renderam uma maior percepção e preparo para lidar com os mais variados tipos de casos.
Desde 2022 em Caraguatatuba, ela rapidamente conquistou espaço no mercado profissional dado sua expertise no assunto. A Dra. Priscila Moura atende no centro de Caraguatatuba, na clínica 237 Centro Empresarial e Médico, com o apoio de uma equipe multidisciplinar que conta com o atendimento de psiquiatras, sendo um diferencial na cidade.
Além do tradicional tratamento psicanalítico, é habilitada e realiza Testes Psicológicos, utilizados para avaliações psicodiagnósticas; Teste de Personalidade, no qual é possível perceber áreas de conflito e questões inconscientes; Testes Vocacionais, que ajudam principalmente jovens e adolescentes que buscam traçar estratégias para o futuro; Escalas de ansiedade e depressão que auxiliam no monitoramento desses sintomas durante o tratamento e na precisão do diagnóstico.
Realizando atendimentos individuais de crianças, adolescentes e adultos, a Dra. Priscila também abre espaço para terapias de Casal e Família. Para o tratamento das crianças, utiliza a ludoterapia, técnica que utiliza jogos e brincadeiras para avaliação e tratamento; com os adolescentes é trabalhado questões de autoconhecimento, orientação profissional e tudo o que for necessário para auxiliar nesse período transitório para a vida adulta; já em relação à Terapia de Casal, implementa métodos que ajudem no estabelecimento de novas atitudes em relação aos assuntos mais complexos da vida a dois.
Para ela, sua maior missão é promover mecanismos que preparem seus pacientes para conseguirem caminhar sozinhos, sem que dependam da terapia para o resto da vida. “Implemento métodos eficazes de psicoterapia para incentivar a autocompreensão dos pacientes e incentivá-los a adotar novas atitudes e sentimentos em relação a sua vida. É essencial ter em mente que a terapia não é um remédio mágico ou uma solução rápida. Terapia é um processo de cicatrização que requer participação e investimento – tanto do paciente como do profissional. Basicamente, fazer pequenas mudanças no comportamento autodestrutivo e lidar com sentimentos de tristeza, medo e dor podem trazer resultados que alteram a qualidade de vida”, destacou.
Para mais informações sobre o trabalho da Dra. Priscila Moura acesse: www.priscilamourapsicologa.com.br e siga o Instagram @priscilamourapsicologa e @237centroempresarialemedico.