Após o lançamento oficial para moradores e autoridades locais, realizado no último dia 20 de março, o projeto Identidade e Cidadania – Potências da Comunidade divulgou o cronograma das primeiras oficinas gratuitas que serão desenvolvidas com a comunidade da Vila Sahy, em São Sebastião. As atividades começam no próximo dia 2 de abril, com a oficina “Cura e Bem-estar”, que vai abordar os processos de autocura e a importância do trabalho em grupo.
Também já estão programadas as oficinas “Estado, Direito, Cidadania e Controle Social”, nos dias 9 e 10, que apresentará noções de legislação e direito público; e “Quem Somos?”, nos dias 16 e 17, que vai destacar e valorizar os talentos e serviços existentes na comunidade. Todas as atividades serão presenciais e acontecerão na sede da Amovila, Associação dos Moradores da Vila Sahy, sempre a partir das 19h30.
Os interessados em participar devem se inscrever no site: www.identidadeejustica.com.br. Lembrando que os moradores da comunidade terão prioridade para as vagas.
Cronograma:
Cura e Bem-estar
Resumo: nesta atividade vamos apresentar técnicas de autocura e promover uma reflexão sobre a importância do trabalho em grupo na busca pelos melhores resultados para a comunidade.
Data: 02 e 03/04 – Horário: 19h30 às 21h
Local: Amovila
Estado, Direito, Cidadania e Controle Social
Resumo: com o uso de exercícios práticos e teóricos, vamos orientar sobre como as pessoas e a comunidade podem se organizar para defender seus direitos, detalhando quais são os órgãos e instituições que que podem ser acionados na busca por justiça.
Data: 09 e 10/04 – Horário: 19h30 às 21h30
Local: Amovila
Quem Somos?
Resumo: apresentação das pessoas da comunidade que possuem habilidades, talentos, histórias e escolhas que precisam ser conhecidas e valorizadas. O objetivo será contribuir para que esta riqueza seja compartilhada, gerando trabalho e renda.
Data: 16 e 17/04 – Horário: 19h30 às 21h30
Local: Amovila
Inscrições: www.identidadeejustica.com.br
Local: sede da AMOVILA – Rua Ricardo Queiroz, nº 06, Vila Sahy, São Sebastião – SP
Despertando para a cidadania
O Projeto Identidade e Justiça – Potências da Comunidade vai promover educação e empoderamento comunitário, fortalecendo a cidadania e a compreensão sobre o direito à dignidade e empreendedorismo para os moradores da comunidade da Vila Sahy, em São Sebastião. A iniciativa busca atender a população impactada pelo deslizamento de terras ocorrido em fevereiro de 2023.
Além de abordar temas como a regularização fundiária e a ocupação do solo, a ação também tem o objetivo de gerar a cultura do pertencimento e fomentar o diálogo entre a comunidade e as instituições governamentais, além de estimular o desenvolvimento de iniciativas que promovam a sustentabilidade na comunidade.
Realizado pela Rever Juntos, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo, em São Sebastião, e a AMOVILA – Associação de Moradores da Vila Sahy, o projeto terá a duração de 12 meses, oferecendo um espaço de aprendizado e empoderamento para estimular o protagonismo comunitário.
O projeto foi desenvolvido num processo de escuta da comunidade, que durou mais de um ano, e pretende contribuir para a sua autonomia e sustentabilidade. “O projeto busca transformar desafios em oportunidades, capacitando a comunidade para que se torne independente e protagonista do seu desenvolvimento”, destacou Telma Marcondes, presidente da Rever Juntos.
Lançamento
O lançamento do projeto aconteceu no último dia 20 de março, às 19h30, na sede da AMOVILA, com a presença de lideranças comunitárias, autoridades locais, profissionais envolvidos no projeto e os moradores, que terão papel ativo na construção das ações desenvolvidas.
“É uma grande alegria receber este projeto, que traz esperança e novas oportunidades para nossa comunidade. Mais do que fortalecer os laços entre os moradores, ele desperta o empreendedorismo local e dá voz à nossa juventude, permitindo que eles ajudem a construir um futuro melhor para todos”, destaca João Bosco de Oliveira Silva, presidente da Associação de Moradores da Vila Sahy.
Para o promotor Dr. Alfredo Luís Portes Neto, “o projeto irá impulsionar o exercício da cidadania, no contexto de processos judiciais estruturais, envolvendo a implementação de políticas públicas habitacionais, de segurança urbana e defesa civil, especialmente agravadas pelas vulnerabilidades sociais e intempéries climáticas previsíveis. Representa, também, o compromisso do Ministério Público Estadual na defesa dos interesses sociais e individuais indispensáveis”.
Oficinas e atividades culturais programadas
Além das atividades já programadas, o Projeto Identidade e Justiça ainda oferecerá outras oficinas e treinamentos voltados ao desenvolvimento social e econômico da comunidade. Entre os temas já programados, teremos:
- Empreendedorismo e autonomia financeira: workshops sobre captação de recursos, elaboração de projetos com incentivo fiscal e estratégias de desenvolvimento sustentável.
- Cultura e identidade local: oficinas de fotografia, rap, hip hop e slam, além de um concurso de fotografia comunitária.
- Atividades esportivas e culturais: festival de capoeira, torneio de futsal infantil e a Feira Comunidade Viva, evento que apresentará produções locais e iniciativas empreendedoras.
Parcerias e Impacto

Para garantir o sucesso do projeto, a Rever Juntos conta com o apoio de instituições e especialistas de diversas áreas, como o Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), a Rede Educare, Amanajé Fotografia e a Consultoria Poder da Colaboração. A Amovila será a base das atividades, promovendo a integração entre os moradores e as iniciativas do projeto.
Sobre a Rever Juntos
A OSCIP Rever Juntos atua há mais de 20 anos desenvolvendo projetos voltados à educação, empregabilidade e desenvolvimento sustentável. Com sede em Taubaté – SP, a organização já impactou mais de 10 mil pessoas por meio de suas iniciativas em diversas comunidades brasileiras.