A Sabesp, em parceria com as secretarias municipais de Educação de Ubatuba e Caraguatatuba, realizou nos últimos dias, as cerimônias de encerramento do Projeto Educa Sabesp, que certificou mais de 400 alunos, dos 5° e 6° anos do Ensino Fundamental. A ação visa ampliar o diálogo sobre sustentabilidade, a água e a importância da preservação e do cuidado com os recursos naturais.
Os alunos aprenderam sobre os processos de tratamento da água, desde a captação até chegar às residências, por meio de visitas acompanhadas por educadores e profissionais da Sabesp. Essas visitas nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) dos municípios proporcionaram uma vivência prática e enriquecedora, permitindo que os estudantes entendam o trabalho da Companhia.
No encerramento, os alunos recebem um certificado e um kit especial da Sabesp, como forma de reconhecimento pelo empenho ao projeto. A primeira formatura aconteceu na tarde de 30/11 na Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, em Ubatuba. Em Caraguatatuba, duas escolas receberam a cerimônia de encerramento: na quarta-feira (4/12), foi a EMEF Profª Débora Valle da Silva Pilon, no Travessão e no sábado (7/12), a EMEI EMEF Carlos Altero Ortega, no Morro do Algodão.
O superintendente da Sabesp no Litoral Norte, Rui Cesar Rodrigues Bueno, destacou a importância das visitas nas unidades para a compreensão do trabalho da Companhia e sentiu-se orgulhoso com as formações. “Estamos orgulhosos de contribuir para a formação de jovens conscientes e responsáveis. O Projeto Educa Sabesp é um exemplo de como o conhecimento pode transformar vidas e promover um futuro mais sustentável.”
O Projeto Educa Sabesp inclui atividades que abordam temáticas relacionadas ao meio ambiente e sua preservação. Os professores das escolas também passam por uma capacitação ministrada por profissionais da Companhia, que permite o desenvolvimento e aplicação de planos de aula com foco na água e no saneamento.