A Prefeitura de Caraguatatuba e o Centro Educacional e Ecológico de Proteção Ambiental (Ceepam) lançaram a ação conjunta “Despoluição do Rio Tabatinga: Água Limpa + Saúde”, no último dia 13 de maio.
O presidente do Ceepam Eduardo Leduc, disse que a quantidade de coliformes fecais em alguns trechos do Rio Tabatinga chega a ser 30 vezes maior do que o índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde. “Além da questão ambiental, tem os problemas de saúde que a poluição ocasiona aos banhistas que se banham no rio e na praia”, revela.
O Secretário de Urbanismo de Caraguatatuba, Wilber Cardozo, esteve no evento representando o prefeito Aguilar Junior, e contou que sua equipe encontrou várias tubulações clandestinas despejando esgoto diretamente no rio, bem como redes de água ilegais. “Já identificamos e notificamos os proprietários das casas envolvidas”, afirmou.
Renato Teixeira, gerente da área administrativa e comercial da Sabesp, confirma que a empresa está dando toda orientação técnica necessária a esta iniciativa. “A Sabesp é uma companhia voltada para o meio ambiente e sua preservação. Esta causa está intimamente ligada com a qualidade das águas”, relata.
A caiçara Allendri Antunes, filha do pescador Gilmar Antunes, que moram na Tabatinga, estão felizes com a iniciativa e prestigiaram o lançamento do projeto. “É muito importante o envolvimento dos moradores”, confirma Gilmar e completa: “É uma tristeza ver o rio poluído. Nem sempre foi assim. Tanto nós pescadores, como os moradores dependemos da água limpa para sobreviver”.
Allendri conta que na sua infância, ela e as crianças brincavam no rio e hoje isso não é mais possível devido a poluição. “Estamos otimistas para que esse projeto dê certo e o rio volte a ser limpo”, finalizou. O projeto também contempla a plantação de 100 mudas nativas doadas por Irineu Meireles, morador do Condomínio Costa Verde Tabatinga.
Também participaram do evento, representantes da Polícia Ambiental, Secretaria do Meio Ambiente de Caraguatatuba, Secretaria de Serviços Públicos, Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) – Núcleo Caraguatatuba, Pioneira, Sabesp, Ambiotec, Hidrel e condomínios Costa Verde Tabatinga e Ilhas Canárias.