O ‘programa Praia Acessível’, na praia do Centro de Caraguatatuba, é uma ótima opção de lazer e acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD) ou restrição de mobilidade durante a temporada de verão no Litoral Norte de São Paulo.
Localizado no Centro da cidade, entre a Praça da Cultura, na Avenida Arthur Costa Filho, bem próximo a Pista de Skate da Praça Ton Ferreira, do Restaurante Dom Quixote, no n. 681 desta Av. da Praia, e al lado do Espaço Aventura, a visitação ao programa Praia Acessível pode ser realizada gratuitamente de quinta-feira a domingo e feriados, das 8h30 às 16h30.
Com o intuito de promover a inclusão social dos participantes por meio do esporte, contribuindo ainda para o trabalho da parte motora, a Praia Acessível dispõe de 12 cadeiras anfíbias para banhos de mar, além de equipamento para praticar stand up paddle e caiaque adaptado, jogos de dama, baralho, xadrez, vôlei adaptado/sentado e passeio de handbike (bicicleta adaptada para PCD).
De acordo com Aline Lima, marketer, coaching e influencer da causa PCD, moradora de Cotia-SP, foi uma grata surpresa encontrar o programa Praia Acessível durante sua estadia em Caraguatatuba, neste último final de semana (21/1/24), pois de acordo com ela, essa foi a segunda vez que teve acesso a essa oportunidade em uma praia brasileira.
Aline, que é deficiente desde seu nascimento por conta de malformação congênita da coluna vertebral, chamada mielomeningocele, diz que viajar sempre foi uma paixão, e que desde a infância é incentivada pelos pais. “Sempre gostei de viajar e passear, independentemente do local ser acessível ou não, principalmente para mostrar que eu estou lá, e se o local não é acessível então que as pessoas vejam que há necessidade que seja”, declarou.
Ela conta que sua experiência com o programa em Caraguatatuba foi muito gratificante, desde a recepção dos monitores que trabalham no local até a estrutura, que possui um local apropriado para banho e troca de roupa. Segundo ela, “foi uma oportunidade muito gostosa”, que ainda pode ser compartilhada com a mãe, que a acompanhou durante o banho de mar.
Em seu instagram @alinelima.oficial, ela compartilhou essa e muitas outras experiências, incluindo dicas de beleza e roteiros de turismo acessível. Para ela é muito importante “Ver o Brasil indo em direção a uma realidade inclusiva”, sendo a facilitação do acesso às praias de pessoas com deficiência um desses passos.
O programa Praia Acessível é também aberto à visitação de instituições, que podem agendar visitas com seus alunos e usuários por meio de ofício para a Secretaria de Esportes pessoalmente ou pelo e-mail esportes@caraguatatuba.sp.gov.br. Para visitantes de fora da cidade é preciso pedir ainda a liberação do veículo turístico (ônibus ou van) pelo Canal 156 (http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/).
Vale ressaltar que neste domingo, dia 28/1, não haverá expediente no local devido aos funcionários do programa estarem trabalhando na organização do concurso público da Prefeitura de Caraguatatuba.
Serviço:
Programa Praia Acessível
Local: Av. Dr. Arthur da Costa Filho – Avenida da Praia, ao lado da Praça da Cultura (Praça de Eventos), no Centro de Caraguatatuba
Horário: 8h30 às 16h30
Dias de funcionamento: Quinta-feira a domingo e feriados – com exceção do dia 28/1