O Centro de Referência da Saúde da Mulher (Pró-Mulher), em parceria com a Interact Club de Caraguatatuba (Rotary), realiza uma caminhada, neste domingo (25), às 8h, em alusão ao “Outubro Rosa”, mês de conscientização do câncer de mama e de colo do útero.
A intenção do evento, que terá a concentração no quiosque Guaruçá, na Avenida da Praia, no Centro, é chamar a atenção das mulheres para o diagnóstico precoce do câncer de mama. A organização orientou aos participantes que, se possível, estejam usando uma peça de roupa na cor rosa, para destacar e enfatizar o mês da campanha.
Os participantes irão caminhar pela avenida da praia, passando pela Praça da Cultura até chegar ao ponto final do percurso, que é o Pró-Mulher. Lá, eles ainda vão poder participar de uma aula de Tai Chi Chuan, com o professor Benedito dos Santos, conhecido como “Ditinho”.
A enfermeira e coordenadora do Pró-Mulher, Celina Medalha, ressaltou que “o uso de máscaras de proteção é obrigatório”. “Isso proporciona aos participantes uma caminhada com mais segurança”.
Celina também destacou sobre a importância da mulher realizar a mamografia e outros exames preventivos o ano todo. “As mulheres precisam entender que é primordial a realização dos exames, não só “Outubro Rosa”, mas sim durante o ano e não deixar para última hora”.
Câncer de mama
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.
Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a características próprias de cada tumor.
O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%.
Câncer de colo do útero
Esse tipo de câncer, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção por alguns tipos de papilomavíurs humano (HPV). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes.
Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou ou Papanicolau).