O desenvolvimento do Estado passa pelas mãos de quem constrói, transforma e inova. É com esse propósito que o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) se preparou para o Fórum de Políticas Públicas e para a primeira etapa do Congresso Regional de Profissionais (CRP) de 2025. Os encontros, que tratam de como as profissões da área tecnológica são determinantes para o mundo, aconteceram pela primeira vez de forma integrada nos dias 11 e 12 de abril, em São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo.
O objetivo, com isso, é que engenheiros, agrônomos, geocientistas, tecnólogos e designers de interiores das Gerências Regionais do Conselho (GREs) 5, 6 e 7 das cidades da Grande São Paulo, ABC Paulista, Litoral Norte, Baixada Santista e Vale do Paraíba, participem ainda mais ativamente das discussões sobre a atuação de suas profissões, absorvendo referências e contribuindo com sugestões de melhorias tanto para os desafios identificados nos seus municípios quanto no próprio Sistema Confea/Crea e Mútua. As inscrições foram gratuitas e estavam disponíveis na plataforma Sympla.
O Fórum de Políticas Públicas abriu a programação na sexta-feira (11/04), às 19h, no Teatro Elis Regina (Rua João Firmino, 900). O evento contou com a presença de autoridades, como o prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima; o secretário de Obras do município, André Marzolla; e especialista em Urbanismo, Fernando Chucre. O encontro promoveu ainda uma roda de conversa sobre os desafios do planejamento e da execução de obras nas cidades, sob mediação do professor Wilson Levy, advogado e doutor em Direito Urbanístico pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
A iniciativa voltou a conectar representantes do poder público com os profissionais responsáveis por planejar e implementar projetos de desenvolvimento depois do sucesso da edição do ano passado, quando a série itinerante lançada pela atual gestão do Conselho passou pelas cidades de Taubaté, Adamantina, Ribeirão Preto e Mogi Mirim, além da capital paulista.
Já no sábado (12/04), foi a vez da primeira etapa de 2025 do Congresso Regional de Profissionais (CRP). A abertura foi às 9h30, no campus são-bernardense do Centro Universitário Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros (FEI/Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3972-B). Em seguida, os participantes se dividiram em grupos de discussão com base nos cinco eixos temáticos do evento: acessibilidade e mobilidade urbana; saneamento básico; engenharia pública; qualidade ambiental; e desenvolvimento sustentável energético.
Em sua 12ª edição, o CRP representa uma chance única de contribuir com soluções que visam atender às demandas da classe e da sociedade como um todo. O Congresso é realizado a cada três anos. Inicialmente, cada Crea promove suas fases regionais, com espaço aberto para ouvir e identificar propostas nos eixos temáticos. Depois, o Congresso Estadual (CEP) reúne e elege as melhores sugestões para levar ao Congresso Nacional de Profissionais (CNP), onde é feita uma votação para somar as ideias à pauta legislativa do Sistema. “São Paulo é o maior estado em volume de profissionais e de empresas do Brasil. Devemos atuar mais próximos e envolvidos na construção de iniciativas propositivas para melhorar a prática do exercício profissional”, afirma a presidente do Conselho, engenheira Lígia Mackey.
As etapas regionais do Congresso seguem nos próximos meses, envolvendo em diferentes regiões. Após a abertura em São Bernardo do Campo, a segunda etapa está prevista para os dias 23 e 24 de maio, com participação das GREs 1, 8 e 9. Em junho, as discussões continuam com a terceira etapa, nos dias 6 e 7, reunindo as GREs 3, 10 e 12; e a quarta etapa nos dias 27 e 28, voltada às GREs 2, 4 e 11. O encerramento do ciclo acontece na capital paulista, com a etapa estadual programada para os dias 15 e 16 de agosto. Os locais das próximas edições serão divulgados em breve pelos canais oficiais do Crea-SP.
Nesse contexto, o Fórum de Políticas Públicas vem como etapa complementar. Realizado na véspera do Congresso, a intenção é ampliar o olhar ao reunir profissionais de diferentes áreas, e com diversas perspectivas, para identificar as necessidades e desafios regionais. Juntos, os eventos formam um percurso contínuo da escuta ao planejamento, fortalecendo a capacidade do Sistema em construir soluções técnicas com impacto social real.
Sobre o Crea-SP – Criada há 90 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades dos profissionais das Engenharias, Agronomia, Geociências, Tecnologia e Design de Interiores. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 370 mil profissionais registrados e 95 mil empresas registradas.