O espetáculo infantojuvenil “Por ti Portinari” é uma declaração de amor à obra do pintor Cândido Portinari e à sua forma de ver o mundo. Trata-se de uma viagem lúdica que coreografa os trabalhos desse artista plástico fundamental em nossa história. Partindo dos gigantescos painéis que compõem “Guerra e Paz” (obra atualmente exposta na sede da ONU, em Nova Iorque), o público é convidado a traçar um caminho afetivo em busca da essência, do retorno à infância. E percorre, assim, outras obras de Portinari, como “Os retirantes” e “Os espantalhos” até chegar a seus “Meninos no Balanço”, “Meninos Soltando Pipas” e “Palhacinhos na Gangorra”.
Além de Caraguatatuba, a Cia Druw realizará apresentações gratuitas de “Por ti Portinari” em São Sebastião (23 e 24 de setembro) e Ubatuba (3 de outubro). Nessas duas cidades, o grupo oferecerá também oficinas para crianças, convidando-as a uma imersão em seu processo criativo a partir dos painéis de Guerra e Paz (mais informações abaixo, em “Serviço”).
Nessa temporada pelo Litoral Norte, houve uma parada no meio do caminho, em Ilhabela (17 de setembro), onde apresentou a obra “Vila Tarsila”. Integrando a programação do 24o Festival Dança e Movimento, que acontece na cidade, o espetáculo transporta o espectador ao mundo antropofágico da artista brasileira Tarsila do Amaral. Em dezembro de 2022, a Cia Druw já levou “Por ti Portinari” ao 23o Dança e Movimento, edição anterior do evento.
Cia Druw, Portinari e a infância
Há cerca de uma década Miriam Druwe, diretora e coreógrafa da Cia, vem trabalhando com homenagens a obras de grandes artistas, transpondo-as para as luzes do palco e criando, assim, uma ponte lúdica entre a linguagem da dança e as artes plásticas. Foi assim que, em 2012, durante uma turnê pelo Brasil, a diretora foi atravessada pelo trabalho de Portinari, seguindo por todas as suas obras destinadas à infância.
Por uma série de acasos felizes foi possível tornar o sonho realidade e dar vida a “Por ti Portinari”. Para tal, juntou-se a Cia Druw uma equipe de criação composta por Fábio Namatame (figurino/cenário), Marisa Bentivegna (luz), Cristiane Paoli Quito (consultoria artística), Ed Cortês (trilha sonora), comprometidos em materializar o universo fantástico do pintor de Brodowski, sob a regência da coreógrafa Miriam Druwe. Além deles, o espetáculo traz o ator convidado Thiago Amaral e a participação especial de João Cândido Portinari, filho do pintor e fundador do Projeto Portinari, que partilhou seu conhecimento com os artistas envolvidos e se manifesta em cena como a voz de uma das personagens desse universo.
Com grande projeção no cenário artístico brasileiro, a Cia Druw realiza intensa atividade de pesquisa, criação e difusão cultural. As principais linguagens utilizadas além da dança, incluem artes plásticas, teatro, música e poesia. A Cia possui uma série de espetáculos criados a partir de grandes artistas plásticos, como Van Gogh, Kandinsky e Salvador Dalí (www.ciadruw.com.br e @ciadruw). A temporada POR TI PORTINARI 2023 é realizada com o apoio do Programa de Ação Cultural – Proac, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
S E R V I Ç O:
POR TI PORTINARI – Espetáculo
Classificação: Livre / Entrada Gratuita
São Sebastião – 23 de setembro, às 19h / 24 de setembro, às 16h
Teatro Municipal de São Sebastião / Avenida Altino Arantes, 2, Centro
Ubatuba – 3 de outubro, às 17h
Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto / Praça Exaltação a Santa Cruz, 22A
VILA TARSILA – Espetáculo
Classificação: Livre / Entrada Gratuita
POR TI PORTINARI – Oficina para crianças
Classificação: Livre / Entrada Gratuita
Vagas: 30 participantes, com inscrição abertas
1 hora antes no local
São Sebastião e Ubatuba
nos mesmos locais dos espetáculos
Sobre a Oficina: percorrendo o roteiro do espetáculo POR TI, PORTINARI, a partir dos painéis GUERRA e PAZ – As memórias de infância, Guerra, Os quatro cavaleiros e as feras, os retirantes,
as brincadeiras de infância e a paz – a Cia Druw oferecerá uma imersão no seu processo criativo, levantando com as crianças possíveis cruzamentos com suas histórias e experiências.