As quatro prefeituras querem modernizar e ampliar a quilometragem de ciclovias no Litoral Norte Paulista. A demarcação de uma faixa especial para os ciclistas, permite que as bicicletas circulem obedecendo o tráfego, beneficiando todo o trânsito e diminuindo o risco de acidentes. Com a ampliação das ciclovias na região, a população ganha em qualidade de vida, melhora do bem-estar, além de diminuir a poluição, já que a bike é um meio de transporte “limpo”.Por se tratar de um transporte democrático, a bicicleta é utilizada por pessoas de todas idades, desde crianças até idosos que a utilizam também para praticar esporte e lazer. A re-portagem do Litoral em Pauta conversou com as quatro prefeituras sobre os investimentos que serão feitos neste e nos próximos anos, e vai beneficiar as pessoas que usam bicicleta na região.
Confira:
São Sebastião – Hoje são 13.864 metros de ciclovia no município, 4.680 metros interligando os bairros Boraceia, Jureia, Engenho e Barra do Una, 630 metros em Maresias, 470 metros interligando Topolândia ao Centro e 8.804 metros entre a Rua da Praia e o bairro São Francisco. A Secretaria de Obras prevê ampliações de 3.886 metros para interligar a Barra do Sahy à Baleia, em obra que será realizada em parceria com a iniciativa privada. Atualmente está na fase de planejamento os 1.530 metros de ciclovias que serão feitos em Boiçucanga, na região da Estrada do Cascalho. Já a obra de revitalização da Av. Sebastião Romão César, em Maresias, receberá 820 metros de ciclovia após sair a liberação de recursos do DADETUR (Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo) para iniciar o processo licitatório.A ciclovia que interliga o Centro e o bairro São Francisco será toda re-vitalizada no contrato de pavimentação das Av. Guarda Mor Lobo Viana e Manoel Hipólito do Rego, e aguarda liberação de recursos da Caixa Econômica Federal para início das obras. Já a ciclovia entre Centro e Topolândia será revitaliza-da em parceria com a Petrobras.
Caraguatatuba – A Prefeitura vai modernizar as ciclovias no trecho Centro Sul, que vai do trevo do Supermercado Silva Indaiá, na entra-da da cidade, até a divisa com São Sebastião, contemplando 12 km. E também o trecho Centro Norte, vai do Silvinha no bairro Sumaré até a região do Casa Branca, contemplando mais 3 km. O Projeto Ciclovias prevê novo pavimento, sistema de drenagem, acesso aos bairros, bem como iluminação e acessibilidade. Atualmente a Secretaria de Obras Públicas estuda a viabilidade econômica para encaminhar o projeto para licitação.
Ubatuba – A cidade conta com aproximadamente 20 km de ciclo-via. Segundo a Diretoria de Trânsito, há pretensão de estender a quilometragem de ciclovias e ciclo-faixas, mas atualmente não existe um projeto aprovado. Outro dado informado pela Diretoria de Trânsito, é de que desde 2005, no início da implantação das ciclovias em Ubatuba, o número de acidentes com ciclistas reduziu 88%. Eram registrados 25 acidentes por sema-na envolvendo ciclistas e hoje esse número caiu para três.
Ilhabela – São aproximadamente 10 km de infraestrutura cicloviária, incluindo ciclovias e ciclofaixas bidirecionais. Grande parte está localizada entre a Barra e a Vila, permitindo esta conexão de forma direta. Há duas opções de trajeto, sendo uma ao longo da orla e outra pela Av. Princesa Isabel. Outro dado relevante é que cerca de 15% dos deslocamentos no arquipélago são feitos por bicicleta. Bastante!Está no planejamento da atual gestão, a implementação até 2024, de mais 10 km de ciclovias, estendendo para a região norte até a Praia do Sino e para a região Sul até a Praia Grande, além da criação de ciclotrilhas. Estão sendo feitos estudos técnicos, pois alguns trechos precisam de licenciamento ambiental jun-to aos órgãos competentes, como SPU (Secretaria do Patrimônio da União) e Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).