Por Drielly Leite
A cidade de São Sebastião pleiteia tornar-se um importante destino para navios de cruzeiro que viajam pelo mundo com o projeto da construção de um “home port”, local de embarque e desembarque de passageiros para viagens de ida e volta. De acordo com o prefeito do município, Felipe Augusto, as negociações com o governo estadual para viabilização da obra já estão em andamento.
O projeto prevê a instalação da estrutura “home port” na Praia Grande, região central da cidade. O terminal de passageiros, depósitos de suprimentos e berços de atracação serão construídos em uma área estratégica, próxima a dois dos maiores polos econômicos do país, São Paulo e Rio de Janeiro.
Considerado um dos principais destinos turísticos do estado, com mais de 50 praias, a implementação do “home port” em São Sebastião tem o objetivo de atrair turistas de cruzeiros durante todo o ano, inclusive fora da alta temporada, que vai do final de novembro ao início de abril. Segundo o prefeito Felipe Augusto, o projeto vai possibilitar que os navios tenham acesso a serviços de reabastecimento, permitindo, inclusive, a utilização por transatlânticos europeus que viajam para Uruguai, Argentina e Chile.
A expectativa é que o “home port” atraia cerca de 700 mil turistas de cruzeiros por ano, movimentando a economia local e gerando emprego e renda. O projeto inicial prevê a construção de um berço com capacidade para navios como o Icon of the Seas, da Royal Caribbean International, o maior navio de passageiros do mundo, com 365 metros de comprimento. O plano prevê também a expansão da capacidade para receber até quatro navios simultaneamente.
Segundo a prefeitura de São Sebastião informou, o projeto já passou por avaliações preliminares e está sendo analisado atualmente pelo governo estadual, em conjunto com o município, em seus aspectos técnicos. Oportunamente o projeto será submetido aos processos de licenciamento, conforme a legislação ambiental em vigor. Vale ressaltar que ainda não há prazo para o início das obras, estando o projeto em fase de análise.