A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria das Comunidades Tradicionais, Pesca e Agricultura, realizou, na última terça-feira (8), o transporte de 2,5 mil litros de água para a comunidade da Ilha da Vitória. A ação contou com o apoio da Congregação Cristã do Brasil e tem sido essencial para amenizar os efeitos da crise hídrica que afeta a região desde setembro de 2024.
A Ilha da Vitória, localizada a aproximadamente 40 km da sede de Ilhabela, é uma das comunidades tradicionais mais distantes e enfrenta grandes desafios relacionados ao acesso à água potável. Além dessa recente doação, a Prefeitura já tem garantido o envio quinzenal de 40 galões de água à comunidade, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Inclusão Social. Na semana anterior, mais 7 mil litros de água foram entregues à Ilha da Vitória em uma parceria com a Sabesp, reforçando o compromisso de abastecimento regular da região.
Em setembro deste ano, a Prefeitura também instalou duas bombas de água na ilha, facilitando o transporte do líquido do porto até a parte mais alta, onde se encontra a maior concentração de casas. A medida tem sido importante para garantir que todos os moradores tenham acesso ao recurso hídrico de forma mais eficiente.
Além das remessas periódicas, os moradores das Ilhas da Vitória e de Búzios também têm a opção de solicitar galões de água gratuitamente na sede da Secretaria das Comunidades Tradicionais, Pesca e Agricultura, localizada na Avenida São João, 268, no Perequê.
Essas ações fazem parte dos esforços contínuos da Prefeitura de Ilhabela para apoiar as comunidades tradicionais, garantindo o acesso a serviços essenciais e a qualidade de vida nas áreas mais remotas do município.