O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, assinou na tarde da última quarta-feira (15/01), decreto que autoriza a criação da Unidade de Gestão Energética Municipal (UGEM), destinada à proposição de medidas para o uso racional de energia elétrica na Administração Municipal.
O decreto nº 1.197 também visa à elaboração e o acompanhamento da execução do Plano Municipal de Gestão de Energia Elétrica (PLAMGE) do município, por um grupo de trabalho formado por servidores municipais, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP).
O grupo irá organizar, gerenciar e planejar o consumo de energia elétrica dos prédios públicos; auxiliar na elaboração de projetos de leis, decretos, portarias ou resoluções; propor capacitações aos servidores municipais e aos membros da própria UGEM, além do desenvolvimento de programas, projetos e atividades visando à eficiência energética.
A UGEM é composta pelos seguintes membros: Marcel Luiz Giorgeti Santos – coordenador e Douglas Santos – coordenador adjunto (SMAAP); Alex da Silva Gomes (Fazenda); Cleber Luis Mendes Madruga (Urbanismo); Gladys Sylvia Costa Toledano Correia Lima e Hiago Expedito dos Santos Cardoso (Educação); Marcos do Nascimento (Saúde); Siderlei Omar Silva (Obras Públicas) e Neyllor Rodrigues Martins (Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso).
O prefeito Aguilar Junior destaca que a gestão eficiente da energia elétrica é um desafio a ser enfrentado pelas administrações públicas que visam o desenvolvimento sustentável. “Para isso, temos que adotar medidas para combater o desperdício, especialmente nas áreas de iluminação pública, no consumo de energia dos prédios públicos e nos sistemas de saneamento”, ressaltou.
Aguilar Junior ainda acrescenta que a economia de energia elétrica é um elemento fundamental na preservação do meio ambiente e na liberação de recursos financeiros para aplicação em setores prioritários para o desenvolvimento municipal.
Os servidores que compõem a UGEM participaram de uma capacitação promovida pela EDP São Paulo, de maio a dezembro de 2019, sobre Gestão Energética Municipal. A formatura ocorreu no dia 15 de janeiro de 2020.