A Vigilância em Saúde de Ubatuba informa que a vacinação contra a Covid-19 do grupo prioritário de 68 anos inicia nesta segunda-feira, 5 de abril, nas unidades de saúde. Porém, o município recebeu apenas 560 doses, um número inferior ao que é necessário segundo levantamento das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Outras 800 doses chegaram, mas são destinadas à segunda dose de grupos anteriores (especificamente, de 75 e 76 anos).
A vacinação em primeira dose dos idosos da faixa de 69 a 71 anos também continuará a ser feita nas unidades onde ainda restam doses disponíveis, bem como a vacinação em segunda dose daqueles que já tomaram a vacina Coronavac/Butantan.
O procedimento é o mesmo: verifique no site o horário de atendimento da unidade de saúde e compareça no dia indicado. Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Os contatos estão na página da Prefeitura de Ubatuba, conforme indicado no final do texto. No caso de vacinação em segunda dose, é obrigatório apresentar a carteirinha com a comprovação da primeira dose.
Outra alternativa para quem não está com o cadastro atualizado é preencher os dados para atualização de maneira online, no formulário disponível em: https://cutt.ly/axuDC0Q As informações cadastradas são encaminhadas à equipe do posto de saúde do bairro correspondente, que entra em contato no momento de vacinação da faixa etária do inscrito.
Já no caso dos profissionais de segurança pública e administração penitenciária, a estratégia de vacinação será alinhada em reunião entre o Centro de Vigilância Epidemiológica do estado de São Paulo e a secretaria municipal de Saúde que acontecerá nesta semana.
A Vigilância informa que as unidades de saúde da região sul afetadas por falhas no fornecimento de energia elétrica – Perequê-Mirim, Rio Escuro, Lagoinha e Praia Dura – aguardam parecer do Estado para dar continuidade na vacina para essa faixa etária.
Sobre a quantidade de vacinas
O número de doses recebidas é definido pelo governo estadual e segue diferentes parâmetros como a estimativa populacional do IBGE para uma determinada faixa etária (por exemplo, a de idosos) ou o número de pessoas que efetivamente foram vacinadas contra a Influenza em 2020 (trabalhadores da saúde), entre outros critérios. Como a adesão da população à vacinação contra a Covid-19 é grande, estão faltando vacinas para atender todas as pessoas de cada grupo prioritário.
Para agilizar a imunização, é importante também realizar o pré-cadastro do idoso no site https://vacinaja.sp.gov.br/