O Instituto Brasil Vivo foi uma das oito iniciativas culturais selecionadas via edital público da Fundação Deodato Sant’Anna (Fundass) para integrar a rede municipal de Pontos de Cultura, sob as diretrizes da Política Nacional Cultura Viva (PNCV) e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
A premiação destaca e reconhece o papel da organização não apenas no fortalecimento da cultura local como também sua contribuição à Cultura Viva Comunitária. O Instituto Brasil Vivo traz como missão, desde sua fundação, em 2011, a busca por preservar a memória local e valorizar a riqueza cultural e histórica do Brasil. Assim, ao longo de sua história, imprimiu sua marca em projetos realizados com protagonismo ou mesmo enquanto organização apoiadora, como a Caravana Cultura Viva, a web série Tem Sim, Senhor!, as oficinas de narrativa visual Câmera Viva, o ensaio fotográfico Brasil Postal, a iniciativa de empoderamento da mulher criativa Samininas, o mini documentário Salga, um registro da vida e do saber caiçara, e tantos outros projetos.
Além de suas ações no campo cultural, a organização também busca estar ao lado da comunidade em momentos de maior necessidade. Diante da última tragédia socioambiental na Costa Sul de São Sebastião, uniu esforços com movimentos sociais para mobilizar recursos emergenciais, auxiliando diretamente mais de 200 famílias desabrigadas, e desde então tem somado força para lutar por justiça climática e desenvolvimento sustentável no Brasil. Essas experiências reforçaram a importância do trabalho coletivo e o compromisso do Instituto em atuar de forma solidária e próxima à população.
“Este prêmio é um reconhecimento do trabalho árduo e da dedicação de todos os membros do Instituto ao longo dos anos. Com o legado que construímos até aqui, estamos prontos para enfrentar novos desafios, integrando o conhecimento tradicional às tecnologias sociais para combater as desigualdades sociais”, avalia Vanessa Stropp, presidente do Instituto Brasil Vivo.
Planos para 2025: Inovação, Tecnologia Social e Desenvolvimento Sustentável
Com a premiação do Ponto de Cultura, o Instituto Brasil Vivo inicia 2025 com um planejamento estratégico voltado para ampliar seu impacto na promoção da cidadania e do desenvolvimento comunitário, mantendo o compromisso de utilizar a ciência, a cultura e a biodiversidade como uma ferramenta de transformação social.
Em janeiro, está previsto a realização de um seminário com sua equipe e parceiros para redesenhar suas ações, buscando integrar ainda mais os saberes tradicionais e o uso de tecnologias sociais como ferramentas de transformação, e assim reposicionar sua atuação junto à sociedade.
O Instituto Brasil Vivo acredita no potencial da cultura e dos conhecimentos locais como pilares para o desenvolvimento sustentável, reconhecendo que soluções inovadoras e inclusivas nascem do diálogo entre ciência, tradição e Estado e sociedade. Inspirado pela riqueza cultural e natural do Litoral Norte e do Brasil, o Instituto busca contribuir para a construção de um futuro em que cultura, sustentabilidade e cidadania caminhem juntas.
Essa conquista como Ponto de Cultura reforça o compromisso do Instituto com a criação de ações que não apenas celebram a diversidade cultural brasileira, mas também a utilizam como base para soluções concretas diante dos desafios contemporâneos, valorizando o papel transformador das tecnologias sociais e do trabalho coletivo.
Para saber mais informações, entre em contato:
site: brasilvivo.org.br
instagram: @institutobrasilvivo
email: [email protected]