A intensificação da vacina contra a Febre Amarela, recomendada pelo Governo Estadual para pessoas que ainda não foram vacinadas, segue até a próxima segunda-feira (18). Até o momento, 364 doses foram aplicadas.
A medida foi adotada devido ao recente registro de casos de febre amarela em Serra Negra (SP), que resultou em um óbito. Por isso, os municípios que apresentam áreas de mata estão com esse reforço para conter o avanço da febre amarela e proteger a população.
A vacinação ocorre tanto nas salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde, exceto da Tabatinga, quanto em ações extramuros, quando as equipes visitam as residências das pessoas, facilitando o acesso da população-alvo.
Podem se vacinar crianças de nove meses a menores de cinco anos, com a primeira dose aos nove meses e segunda dose aos quatro anos; pessoas de cinco anos a menores de 60 anos com dose única; pessoas acima de 60 anos apenas com prescrição médica.
A população vacinada em 2017 com a dose fracionada mantém a imunidade até 2026, não sendo necessária a revacinação.
A Secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação para prevenir casos graves e óbitos, lembrando que a febre amarela é uma doença infecciosa que pode ser fatal.