Por Felipe Riela e Bruna Briti
O empreendedorismo feminino regional tem ganhado cada vez mais destaque e importância nos últimos anos. Um exemplo disso é o Grupo Pérolas Caiçaras ou CMEC (Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura), pertencente à ACEC (Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba), que tem como propósito o fortalecimento desse segmento.
O Grupo Pérolas Caiçaras incentiva o protagonismo feminino e a liderança das mulheres empreendedoras. Com mais de um ano de existência, o grupo conta com a participação de mais de 200 mulheres, que têm a oportunidade de mostrar seus trabalhos, fazer negócios entre elas e se fortalecerem. A ACEC traz treinamentos e subsídios para que essas mulheres possam se desenvolver cada vez mais e melhor e criar vínculos para que uma fortaleça a outra em suas vidas.
Pérolas Caiçaras foi criado na transição da gestão de Lucas Galina para a gestão atual da ACEC, presidida por Yuri Bellato. “Percebemos um aumento na participação das mulheres na Associação e o objetivo do grupo é, justamente, incentivar o empreendedorismo feminino e além disso, resgatar a autoestima das mulheres e mostrar a sua potência. Observamos que algumas mulheres têm mais facilidade em empreender, enquanto outras enfrentam histórias de vida mais difíceis e encontram dificuldades. Portanto, o objetivo do Grupo é garantir que todas as mulheres sejam representadas e apoiadas em seus negócios.
Atualmente, o Grupo é liderado por Débora Mezher Di Cuollo, Diretora da CMEC, Subgerente da ACEC, e pós-graduada em Direito do Trabalho. E, a Maria Cândida da Silva Cezar, advogada especialista em Direito de Família e Sucessões, e integrante da Comissão da Mulher Advogada da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), com formação em Empoderamento e Construção de Políticas Públicas para Mulheres e ainda a Patrícia Marquês, que é consultora de imagem.
Débora Mezher enfatiza que a força do empreendedorismo feminino, se revela na capacidade das mulheres empreendedoras se unirem, e se apoiarem mutuamente. Por meio da troca de conhecimento, experiências, serviços, divulgações e networking, as empreendedoras regionais têm a oportunidade de se inspirarem umas nas outras e impulsionar em uma rede de networking. Que tal conhecer algumas dessas mulheres poderosas!?
Simone Marinelo ‘Conexões Networking’
Por quase 2 anos ela foi Assistente de Relacionamento na ACEC e tem uma vasta experiência na área comercial e de relacionamentos. Com passagens por grandes empresas como a Folha de São Paulo e o Cinemark, Simone desenvolveu habilidades em marketing e networking, e hoje atua como consultora, tendo até um jargão que é: ‘Simone Conexões – Conectando Pessoas, Negócios e Oportunidades’.
“Me preocupo como as pessoas se relacionam com os clientes, porque a venda é a consequência das relações”, afirma Simone que é mãe de dois filhos ‘crescidos’, e que já passou até por uma cura de câncer de mama. Sua determinação e resiliência são características que a ajudaram a superar obstáculos e continuar na sua trajetória de sucesso. “Amo o que faço: agregar ao mercado e promover a conexão entre pessoas e negócios”, ressaltou.
Andreia Pestile – Gestora do Polo da Anhanguera de Ensino a Distância (EAD) de Caraguá e São Sebastião
É uma profissional dedicada e apaixonada pela área da Educação. Formada em Administração e Contabilidade, ela ingressou na Anhanguera para Tutoria, e após um ano, assumiu o cargo de Administradora do Polo de Caraguá. Em seguida, durante a pandemia, passou a gerenciar o Polo de São Sebastião devido ao aumento da demanda pelo EAD, e segue neste trabalho há mais de 5 anos. Administrando uma equipe competente na secretaria, comercial e no financeiro, Andreia se empenha em oferecer o melhor suporte para seus alunos. “Eu não vendo apenas cursos. Transformo a vida das pessoas”, afirma Andreia que se dedica a incentivar todos a estudarem e se qualificarem, pois acredita que a educação é essencial para crescimento pessoal e profissional.
Mesmo fora do trabalho, ela procura abordar as pessoas e conversar sobre a importância da Educação. Ela se orgulha de ter testemunhado a mudança de vida de muitos alunos que, graças aos estudos, conquistaram seus sonhos e ingressaram no mercado de trabalho, como o que ocorreu com ela, ao conquistar seu sucesso profissional após sua Formação.
Com três pós-graduações e diversos cursos complementares, Andreia constantemente aprimora seus conhecimentos, faz a Gestão e cuida do Comercial dos Polos Anhanguera, além se ser consultora Educacional e Empresarial, orientando o público e novos gestores na área da Educação. “Meu objetivo é ajudar as pessoas a aprenderem a vender, seja um produto, uma oportunidade ou até mesmo a si mesma”, contou ela que está estreitando parcerias com empresas e levando a marca dos Polos para as ruas, conquistando novos parceiros e divulgando a importância da Educação. Andreia é uma Gestora comprometida e criativa, e que pensa ‘fora da caixinha’.
Dinha das ‘Balas de Coco Recheadas’
Izildinha de Paula Fonseca, 60 anos, conhecida carinhosamente como Dinha, trabalha com bala de coco artesanal desde 2015. Segundo ela, a bala de coco é uma forma simples de agradar quem se ama e resgatar memórias afetivas. “Poder proporcionar alegria às pessoas por meio do meu ofício é uma bênção”, afirmou ela que
oferece suas balas tanto por quilo, quanto em potes de 150g e 200g, com um cardápio bem variado de recheios, como por exemplo, o brigadeiro gourmet.
“Comecei a me perguntar como poderia tornar as balas de coco mais atraentes, e assim decidi recheá-las”, revela Dinha que vem aperfeiçoando suas técnicas e estudando novos sabores de recheio. Com os potes de balas recheadas em mãos, Dinha sai pelas ruas de Caraguá distribuindo cartões e conversando com as pessoas sobre seu trabalho. Essa estratégia tem sido uma forma eficiente de promover seu trabalho, e tem também as festas de aniversário e eventos, onde ela tem clientela fidelizada.
“Com muita fé, batalha e estudo, consegui crescer e viver do meu trabalho”, afirma com orgulho de trabalhar por conta própria, após morar em Taubaté por um tempo e trabalhar com pão de mel por lá. Dinha se considera uma eterna aprendiz e ama o que faz, trazendo alegria e sabor para a vida das pessoas com suas deliciosas balas artesanais.
Serviço: Para pedidos ligar 988388362, Facebook: DA Dinha Bala DE Coco Artesanal Produto, Instagram: @da_dinha_bala_de_coco
Meire Cátia ‘Criativa Cortinas sob Medida’
É uma talentosa profissional. “Trabalhei junto com meu pai numa tapeçaria e depois resolvi montar a minha própria empresa de cortina e estofados”, contou. Morando no Travessão, ela confecciona peças sob medida de acordo com o gosto de cada cliente, e não faz a pronta entrega. “Tem de todos os tamanhos, para todos os cômodos, e tecidos. Eu faço como o cliente escolher”, explicou ela que faz todo o processo, desde a medição até a escolha dos tecidos, garantindo um trabalho exclusivo e personalizado.
“Tenho um book com os meus trabalhos e isso ajuda o cliente a escolher o tecido, o tamanho e as peças”, explica Meire que virou uma ‘expert’ em tapeçaria e cortinas, tornando-se capaz de confeccionar todas as peças, desde cortinas e tapetes até estofados, contando com a ajuda de seu marido, pois eles trabalham juntos em sua oficina, localizada em sua própria casa.
Além das cortinas, Meire oferece serviços de reforma de estofados, almofadas e capas. Portanto são mais de 20 anos de experiência fabricando cortinas sob medida e de alto padrão, com barras diferenciadas e modelos variados.
Serviço: A Oficina fica na Rua Geraldo Gomes de Souza, 161, Travessão, Caraguá. Instagram: @criativacortinasestofados / Telefone: 12 997919785 e site www.criativacortinasestofados.com