Por Redação.
Uma frota de 200 patinetes elétricos compartilhados entre o Jardim Britânia e Martim de Sá, em Caraguatatuba, está disponível para a população, conforme o serviço da JET que já alcança mais de 25 municípios do país. No início de cada viagem, o usuário pode observar pelo aplicativo como estacionar de forma adequada sem atrapalhar o trânsito de pedestres ou veículos. É proibido transportar carga, levar acompanhante ou animais de estimação.
Modernos e seguros, os patinetes elétricos são rastreados por GPS e têm um limite de velocidade de até 15 km/h. Eles são equipados com placa de identificação, sistema de freios, campainha e faróis de LED integrados. Proporcionando assim comodidade aos seus clientes em prol do trânsito local, a JET apoia iniciativas para melhorar a segurança no trânsito.
Todas as viagens incluem seguro contra acidentes gratuito, além de contar com equipe de instrutores a orientar os usuários nos principais pontos de fluxo da cidade. Fora isso, será realizada a campanha Escola de Direção Segura, com aulas gratuitas à população todas as manhãs de domingos, na Praça da Cultura, no Centro, a fim de orientar sobre o uso adequado dos equipamentos.
Vale ressaltar que os patinetes elétricos contribuem também para a redução de emissões de carbono, sendo uma alternativa de modal mais sustentável para a comunidade. Entre as principais regras de trânsito, o usuário deve ser maior de idade e não pode utilizar o equipamento em duplas, para carga de transporte ou sob efeito de álcool. Também deve estacionar os veículos nos locais pré-determinados no aplicativo, a fim de não atrapalhar o trânsito local.
Líder do segmento na América Latina, a JET é um serviço brasileiro de aluguel de patinetes elétricos, bicicletas e carregadores portáteis, em operação desde 2023. Atualmente, está presente em mais de 25 cidades brasileiras, incluindo São Paulo, Salvador, Fortaleza, Aracaju e Brasília.