Por Bruna Briti e Felipe Riela
Você quer experimentar algo novo? Quem sabe um prato diferente e saboroso! A 16ª edição do Caraguá A Gosto já espalha aromas e sabores por toda região. O evento que iniciou no dia primeiro de agosto e se encerra no dia 31 do mesmo mês é um dos maiores da região quando se trata de gastronomia.
Esta edição conta com 115 pratos que poderão ser degustados de modo presencial, delivery ou drive thru. Os pratos mais votados e os consumidores que participarem desta edição serão premiados. Vale ressaltar que todos os protocolos sanitários da Covid-19 estão sendo respeitados.
Nesta temporada são 19 estabelecimentos a mais do que o ano passado, além de 36 novos pratos. Outro diferencial que foi incentivado está ligado à caridade. Cada estabelecimento participante doará uma cesta básica por cada prato inscrito ao Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba.
Em entrevista para o Portal Litoral em Pauta, o prefeito Aguilar Junior contou que o Caraguá A Gosto marca a retomada de investimentos no turismo. Segundo ele, “esse evento colabora muito com a retomada econômica, estamos lutando contra uma pandemia, mas dentro das possibilidades e com segurança temos o objetivo de fortalecer a economia, gerando emprego e renda”, concluiu.
Jéssica Tillvitz, do Açaí Mix JCR, investiu no marketing para alavancar o negócio. Ela falou sobre a aposta dessa edição, “preparamos a Taça Orion’s Açaí, inspirada na principal constelação: a de Orion! Ela trouxe o brilho das estrelas para o nosso festival”, sorriu. Em relação à retomada da economia ela vê resultado, “ampliamos nossa equipe e já superamos o mesmo período do ano anterior e o retorno positivo da clientela enfatiza nosso crescimento”, contou. Ela e a equipe esperam ser campeões como aconteceu em edições anteriores, mas enfatizou, “mais do que o troféu, estamos muito felizes com os resultados das vendas”, finalizou.
Junior Campos, do Japa Prainha contou que em termos de visibilidade, o evento é um período muito bom porque muita gente toma conhecimento do estabelecimento. Junior destaca, “o número de vendas é perceptível”, comemorou. Sobre a criação do prato, ele comentou “decidimos criar o Bolinho de Salmão que está sendo bastante apreciado pelo público trazendo gente nova”, informou.
Este ano o café entrou na competição como modalidade pela primeira vez. Segundo Aryanne Mendes Ramos, do Café D´Ary o ‘Caragua A Gosto’ movimenta um mês que geralmente não é muito favorável para o comércio. “O evento é muito interessante levando em consideração que muitas pessoas já o conhecem de anos anteriores e esperam o mês para explorar os sabores oferecidos”. E complementou, “é a nossa chance de surpreender os clientes para que fiquem com gostinho de quero mais”.
A Chocolateria Brasileira, inaugurada há um ano, portanto em sua primeira participação no evento aposta em duas categorias: Sobremesa Fria e Café.
Para William Almeida, da Chocolateria é um imenso prazer estar na competição, “é uma oportunidade incrível para mostrar nosso cardápio e bom atendimento ao público”, frisou. Sobre a inspiração para criar o prato da competição, ele informou “o critério foi baseado no paladar do pessoal que frequenta a casa e percebemos que com isso mais gente veio conhecer nosso local”, encerrou.
A Prefeitura do município optou por autorizar a participação de todos que se inscreveram nessa edição. Esta medida foi tomada para aquecer ainda mais o turismo e a economia, segmentos tão afetados pela Covid-19.