O Parque Natural Municipal Juqueriquerê, em Caraguatatuba, tem se destacado como um importante refúgio de biodiversidade em meio ao ambiente urbano. A novidade mais animadora é a presença de tatus, que geraram filhotes, ampliando ainda mais a diversidade de espécies que circulam na região.
A área já tem novos moradores como o Guaxinim Norte-americano, conhecido como Mão-pelada, e o Quati. Além disso, não é incomum avistar esquilos, teiús, capivaras, tudo em uma área construída e administrada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, com foco na preservação ambiental.
Inclusive, a preservação de espécies em parques naturais é fundamental não apenas para a manutenção do equilíbrio ecológico, mas também para a promoção de atividades de educação ambiental e lazer para a comunidade. As diversas espécies encontradas lá desempenham papéis essenciais nos ecossistemas, seja pela dispersão de sementes ou controle de populações de insetos, entre outras funções ecológicas.
O parque oferece oportunidades para a pesquisa científica e o monitoramento das mudanças ambientais, além de ser uma opção de lazer, com diferentes atividades em contato com a natureza tanto para crianças quanto para famílias, especialmente durante o verão.
As atrações mais populares do parque é o observatório de aves, onde os visitantes podem avistar diversas espécies, incluindo a ave símbolo de Caraguatatuba, a Saíra-sete-cores. Os seis comedouros estrategicamente distribuídos pelo local também aumentam as chances de encontrar diferentes espécies típicas da Mata Atlântica.
Além disso, tem ainda as trilhas interligadas que totalizam quase 1 km de extensão, permitindo que os visitantes explorem a diversidade da flora e da fauna. Desde a Trilha do Esquilo à Trilha do Teiú e da Capivara, os visitantes passam por uma experiência única.
Também é possível acompanhar as diferentes exposições realizadas frequentemente por lá, seja as exposições artísticas ou acadêmicas.
O parque fica localizado na Avenida José Herculano, 5.030, no bairro do Porto Novo e está aberto à visitação de terça a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e nos finais de semana e feriados, das 9h às 16h.