Santo Antônio, padroeiro da nossa cidade, é um dos santos mais conhecidos e venerados no mundo inteiro. Ele viveu há 800 anos, mas para os seus devotos é um amigo constante, ao qual se pode recorrer em todas as aflições e necessidades. Ele a ninguém deixa desamparado, a ninguém nega seu socorro.
Durante a vida, praticou milagres espantosos, que foram registrados nas crônicas da época e até hoje são recordados e celebrados. Nascido em Portugal, tornou-se grande pregador franciscano em várias partes da Europa, e faleceu em 1231 na Itália, perto de Pádua, com apenas 36 anos. Seus escritos, profundos e de grande beleza literária, fizeram com que lhe fosse atribuído o título de Doutor da Igreja. Tamanha era sua fama de santidade e tantos os milagres alcançados pelos devotos, que foi canonizado pelo Papa Gregório IX, menos de um ano depois de ter falecido.
Um dos seus milagres mais conhecidos é o do sermão aos peixes, prodígio que é representado em numerosas gravuras. São Francisco de Assis, fundador da Ordem Franciscana, o havia mandado para as cidades em que predominava a impiedade. Rímini era uma dessas cidades. Lá foi Santo Antônio e começou a pregar numa praça pública, refutando os erros e condenando os pecados, mas um grande número de ouvintes recusa sua pregação. Santo Antônio, então, compreendeu que somente um grande milagre poderia quebrar a dureza daquelas pessoas. Cheio de confiança e fé, foi até à praia, na desembocadura de um rio que desagua no Adriático. E ali começou em alta voz a pregar aos peixes:
– Ó peixes do mar e do rio! Atendei vós à palavra de Deus, visto que os infiéis e os hereges desta cidade se recusam a ouvi-la!
E imediatamente se produziu o milagre. As águas se movimentaram de modo incomum e milhares e milhares de peixes, de todos os tamanhos, acorreram em fileiras ordenadas. À medida que falava, os peixes iam abanando as cabeças, em sinal de assentimento. E no final, Santo Antônio voltou-se para a multidão que, estarrecida, presenciara aquele milagre espantoso. As resistências foram rapidamente vencidas e os últimos recalcitrantes aceitaram, comovidos, a pregação de Santo Antônio.
E tem muitos outros milagres de Santo Antônio pra contar! Pretendo fazer isso!
*Álvaro Alencar Trindade é advogado e empresário. alvaroalencar@globomail.com