As atividades tiveram início no dia 16 de maio no parque Juqueriquerê, premiando as melhores fotografias de aves de Caraguatatuba. Nessa data celebra-se o Dia Municipal do Observador de Aves e a Saíra-sete-cores, eleita como ave símbolo de Caraguatatuba.
O CEEPAM – Centro Educacional e Ecológico de Proteção Ambiental na Tabatinga, recebeu um grupo de observadores de aves que identificou, no dia 18 pela manhã, 73 espécies de aves, sendo que muitas delas só existem na Mata Atlântica preservada.
Juntamente com a Polícia Ambiental receberam o grupo de escoteiros de Caraguatatuba para dialogar sobre a preservação do meio ambiente. Para encerramento das atividades, receberam a Escola Estadual Áurea do Sertão da Quina na Maranduba para abordar a importância da Preservação Ambiental na qualidade de vida das pessoas.
Todos visitantes puderam observar aves, cada turma plantou uma muda de palmito-juçara, presenciaram riachos de água transparente, matas ciliares preservadas e a exuberância da Mata Atlântica intocada.
“Dessa forma, estamos contribuindo para a valorização e o interesse pela nossa biodiversidade e como
Consequência, melhorando a qualidade de vida das pessoas através do meio ambiente,” afirma Eduardo Leduc, presidente do CEEPAM.