O trecho que interliga as cidades de Caraguatatuba e São Sebastião tem causado transtornos em relação à mobilidade do trânsito. Por conta disso, nesta sexta-feira (01/03), foi realizada uma reunião entre prefeitura e representantes do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), para buscar soluções referentes às melhorias no trânsito enquanto as obras estiverem ocorrendo.
Esteve presente na reunião o diretor de operações viárias do DER, Miguel Nascimento, que se prontificou a realizar a obra no período da noite, mas isso depende de uma autorização que cabe à Cetesb, quanto ao funcionamento da pedreira – para o recebimento de material. Assim que essa autorização for recebida, o DER passará a trabalhar também no período noturno para agilizar o andamento da obra.
Além disso, a Prefeitura de Caraguatatuba já disponibilizou agentes de trânsito para contribuir com a mobilidade viária, e possibilitarem inclusive um sistema de operação para agilizar a passagem de transporte público e ambulâncias.
A Prefeitura de Caraguatatuba tem se mobilizado insistentemente na busca de soluções. Na última quarta-feira (28/2), um novo ofício foi enviado ao DER, reiterando a solicitação de adequações ao plano de ação das obras de recapeamento da Rodovia SP-55.
A obra de recuperação
As obras de recuperação da SP-55 foram divididas em três lotes: dos kms 102,3 e 108, no trecho do trevo da cidade até a região do Parque Municipal do Juqueriquerê; dos kms 108 ao 112,5, no trecho do Parque Municipal do Juqueriquerê até a divisa com São Sebastião; e dos kms 81,9 e 99,6, do centro de Caraguatatuba até a divisa com Ubatuba.
Além de ser a única rota de ligação das cidades do Litoral Norte, a rodovia serve para circulação de caminhões que abastecem o Porto de São Sebastião e as obras dos Contornos Norte e Sul.
Fonte: Comunicação – PMC