As obras em andamento de água e esgoto em Caraguatatuba credenciam a cidade a ser uma das primeiras a chegar a universalização antes mesmo do Estado de São Paulo.
Segundo o Novo Marco do Saneamento, 99% da população brasileira deve ter abastecimento de água e 90%, coleta e tratamento de esgoto até o ano de 2033. O Estado de São Paulo quer antecipar a meta em quatro anos, ou seja, em 2029.
Já Caraguatatuba deve chegar a universalização em 2028 com o avanço dos empreendimentos, graças a um contrato assinado em 2019 pelo prefeito Aguilar Junior que garantiu a continuidade das obras mesmo com o processo de desestatização da empresa.
Na última semana foi anunciado o início das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário do bairro Pegorelli, que faz parte do pacote de investimentos da concessionária na cidade.
Somente com as duas obras, serão investidos cerca de R$ 121,2 milhões e serão instalados 21,2 km de redes coletoras, oito estações elevatórias e pelo menos 900 ligações domiciliares para beneficiar aproximadamente 4 mil pessoas.
Além disso, neste pacote está prevista a ampliação/adequação da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do Indaiá.
Segundo a Sabesp, as obras foram iniciadas agora em dezembro e devem ser concluídas em agosto de 2026.
Outras obras
Também estão em andamento outras importantes obras no município. O Sistema de Esgotamento Sanitário Jaraguazinho, Martim de Sá, Jardim Terralão e Golfinhos (Fase I) está em andamento com investimento na ordem de R$ 51,9 milhões com a instalação de 24 km de redes coletoras, três estações elevatórias de esgoto e 2.184 ligações domiciliares. A previsão que as obras sejam concluídas em outubro de 2025.
Já o Sistema de Esgotamento Sanitário Massaguaçu e Golfinhos II também tiveram suas obras iniciadas em outubro. Serão pelo menos 61 km de redes coletoras, oito estações elevatórias de esgoto e 1.528 ligações domiciliares. As obras devem ser concluídas em maio de 2026.
“Avançamos muito nesta questão do saneamento. Pegamos lá atrás uma escritura pública e hoje temos um contrato com previsão de chegar a universalização antes mesmo da previsão do Estado para 2029. As obras estão ocorrendo e vão beneficiar muito a população de Caraguatatuba”, comentou o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior.