Bruna Briti e Felipe Riela
A ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) informou ao Litoral em Pauta que as obras dos Contornos da Tamoios seguem em ritmo acelerado, com 87% das intervenções realizadas. A previsão é de que as obras físicas no trecho ‘Caraguatatuba-Ubatuba’ sejam concluídas em dezembro deste ano, e o trecho ‘Caraguatatuba-São Sebastião’ serão entregues no primeiro semestre de 2024.
A medição da porcentagem da obra executada, é realizada mensalmente, e as intervenções contemplam a obra como um todo, e não por trechos do empreendimento. Somados às conexões com trechos existentes, são 33,9 km de novas pistas que vão proporcionar o aumento da segurança viária em um novo corredor logístico para o Porto de São Sebastião, e as cidades turísticas no Litoral Norte.
O trecho que apresenta maiores desafios é o da chegada a São Sebastião. É uma obra com projetos de construção de grande escala, que envolvem alto investimento financeiro, recursos humanos e materiais significativos, impactando de forma significativa a economia, infraestrutura e desenvolvimento da região.
As obras dos Contornos contam com seis conjuntos de túneis e 46 obras de arte, entre pontes e viadutos. O investimento é de R$ 1,5 bilhão, e a realização da obra é da Concessionária Tamoios, que já administra a rodovia. As obras, quando entregues, farão com que as viagens sejam mais rápidas, seguras e confortáveis, além da facilidade no acesso direto ao Porto de São Sebastião. O turismo e desenvolvimento regional também ganham com os Contornos, e consecutivamente, os números de vagas de emprego aumentam. Segundo estatística do governo do estado de SP, estas obras beneficiam diretamente mais de 249 mil habitantes nos municípios de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela.