As obras dos Contornos da Rodovia dos Tamoios estão quase concluídas, com 94,17% de execução, de acordo com a ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo). “A previsão contratual é que as obras sejam finalizadas até o final de 2024. A concessionária Tamoios está trabalhando em diferentes frentes de obra para a conclusão, incluindo a chegada do contorno a São Sebastião e a automação dos túneis”, contou a assessoria de imprensa da ARTESP ao Litoral em Pauta.
Após a conclusão das obras, o trânsito na região terá uma maior fluidez nos sentidos Ubatuba e São Sebastião, beneficiando também o fluxo de veículos em direção ao Porto de São Sebastião. Em dezembro de 2023, uma nova ligação entre a pista da Tamoios e o contorno para Ubatuba foi parcialmente aberta ao tráfego. No entanto, o trecho de 8 quilômetros, desde o dia 8 de janeiro de 2024, passa por interdição noturna de segunda a quinta-feira, das 22h às 6h, para conclusão dos trabalhos. Nos finais de semana, o tráfego é liberado 24 horas.
A medição da porcentagem de conclusão da obra é realizada mensalmente e as intervenções abrangem a obra como um todo, e não por trechos. No total, são 33,9 km de novas pistas, além de seis conjuntos de túneis e 46 obras de arte, como pontes e viadutos. O investimento total é de R$ 1,5 bilhão, e a obra está sendo realizada pela Concessionária Tamoios, que já é responsável pela administração da rodovia.
A conclusão dos Contornos trará benefícios para os viajantes, proporcionando viagens mais rápidas, seguras e confortáveis. O turismo e o desenvolvimento regional também serão impulsionados com a conclusão dessas obras, o que resultará em um aumento no número de vagas de emprego. Segundo estatísticas do governo do estado de São Paulo, mais de 249 mil habitantes dos municípios de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela serão beneficiados diretamente por essas obras.