O ritmo das obras de duplicação do trecho de Serra (nova subida) da Rodovia dos Tamoios ultrapassou 88% de conclusão. O investimento total na nova subida da Rodovia Tamoios é de R$ 2,9 bilhões, segundo a Assessoria de Comunicação da Tamoios. A nova ligação entre o planalto e Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo deve desafogar a atual rodovia que tem pista simples. São quatro túneis, uma ponte e 10 viadutos. O eixo rodoviário ainda vai privilegiar a ligação entre o Vale do Paraíba e o Porto de São Sebastião, um dos maiores do Brasil.Cerca de 2 mil trabalhadores da Construtora Queiroz Galvão que ganhou a concessão participam do projeto. A próxima etapa inclui finalizar a escavação do maior túnel (túnel 3-4) e instalar os sistemas eletromecânicos (câmeras, sinalização, ventilação, comunicação) em todo o trecho construído.
Imprevistos – Durante a escavação dos túneis foram descobertas rochas não tão saudáveis (Risco Geológico), necessitando adequar o cronograma da obra. Também aconteceram imprevistos quanto ao túnel 3 e o túnel 4 que estavam se conectando em uma cota diferente prevista no projeto. Desta forma, foi necessário transformar esses dois túneis em um único. Agora, este Túnel 3-4 passou a ser o maior do Brasil, com 5,5 km de extensão.
Meio Ambiente – A obra da Nova Subida da Tamoios previa o corte de 40 a 50 mil árvores, porém já foram plantadas 400 mil árvores, restando o plantio de mais 50 mil, segundo a Assessoria de Comunicação da Tamoios. O projeto acompanhado pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), foi apresentado em congresso na França como exemplo de contribuição à biodiversidade. Outro destaque foi a construção de um dos viadutos feito por um teleférico de carga (cable crane) que permitiu a preservação de uma área equivalente a 40 campos de futebol. Isso porque, por meio do cable crane, foi possível construir um viaduto de cima pra baixo, evitando a abertura de caminhos de serviço no meio da Serra.