Por Álvaro Alencar Trindade*
Uma reflexão. Se eu, Álvaro, tivesse que deixar a 7 de setembro de 2022, uma mensagem sobre o Brasil, para ser aberta daqui a cem anos, o que eu escreveria? Pare agora a leitura deste artigo, prezado leitor, prezada leitora. Feche os olhos e tente responder para si mesmo essa pergunta. O que escreveria para a geração de seus netos ou bisnetos? Pense, pense bem. (…) (…) (…) Já pensou? Já fez a reflexão? Então agora pode continuar a leitura. Vou dizer o que eu escreveria.
Quem observa a História do Brasil se dá conta de uma coisa curiosa. Em 2022, o Brasil está muito longe de ser um país jovem. Já tem 522 anos de existência e já tem plena autonomia sobre seus destinos há 200 anos. No entanto, há na mentalidade difusa do nosso povo uma noção muito clara de que ainda somos o país do futuro.
“Brasil, o país do futuro” é o título de um livro clássico, do austríaco Stephan Zweig, grande escritor judeu que, fugindo das perseguições do nazismo, veio se refugiar no Brasil, que o acolheu muito bem e, literalmente, o fascinou. Zweig ficou impressionadíssimo com nosso país e se apaixonou por ele.
Zweig já morreu há mais de 60 anos, mas a ideia de que somos o país do futuro ainda continua viva. Tantas são as potencialidades de nosso país, que ainda sentimos que já fizemos muito, mas podemos e devemos fazer muito mais. Nossas potencialidades são, a bem dizer, quase inesgotáveis. Potencialidades naturais, riquezas minerais, riquezas no bioma, ausência de terremotos, vulcões ou grandes flagelos (com a única exceção das secas que periodicamente afetam o Polígono das Secas). Mas também riqueza do ponto de vista humano, com um povo de boa índole, multirracialmente constituído, cheio de inteligência, bom senso, criatividade e capacidade de resiliência. Sim, capacidade de resiliência. Lembram-se da frase “Brasileiro não desiste”?
Tudo isso eu escreveria numa folha de papel, se tivesse que escrever para leitores brasileiros de 2122, e terminaria com uma pergunta para eles responderem: o Brasil continua sendo em 2122 o país do futuro? Ou o futuro já chegou?
*Advogado e Empresário. E-mail: alvaroalencartrindade@gmail.com